O Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai mapear pela primeira vez os quilombolas como grupo étnico no Brasil. A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) afirma que o lançamento do Censo Quilombola será no dia 17 de agosto. A coleta de dados do IBGE começou no dia 1º deste mês e se estenderá até 31 de outubro.
A inclusão dos quilombolas como grupo étnico veio após mobilizações da instituição. Segundo nota divulgada pelo site e redes sociais, foram feitas reuniões internas e externas para que essa conquista fosse possível. Membros da Conaq se reuniram na sede da ONU de Brasília, e na sede da do IBGE com técnicos da instituição e coordenadores quilombolas para delinear as estratégias e metodologias da pesquisa.
Leia mais: Justiça manda IBGE incluir dados sobre orientação sexual no Censo 2022
Coleta de dados do Censo Demográfico 2022 começa em 1º de agosto
Assim como é feito para identificar outros grupos étnicos, os recenseadores irão usar critérios de auto identificação para a coleta dos dados. A pesquisa será realizada apenas em regiões que já são identificadas como territórios quilombolas. E para cobrir estas regiões, os profissionais que irão levantar os dados receberão treinamento específico sobre os conceitos e normativas quilombolas.
O coordenador da Conaq, Denildo Rodrigues, comentou a importância da inclusão dos quilombolas como grupo étnico: “ O censo quilombola é uma conquista histórica, ele é muito importante para que a gente possa se autodeclarar quilombola, já que isso influencia na criação de políticas públicas, além de identificarmos quantas comunidades e quilombolas existem no país. Foram décadas de luta. Importante dizer que essa é mais uma conquista da Conaq entre tantas outras que a gente já conquistou ao longo do caminho”, declarou em nota da instituição.
Quantitativo de territórios quilombolas ainda é estimativa.
O IBGE estima que existam 5.972 localidades quilombolas no Brasil. Esse número foi levantado após estudos realizados pela Base de Informações Geográficas e Estatísticas sobre os Indígenas e Quilombolas do IBGE com base em informações do Censo de 2010 e base territorial do Censo deste ano.
A estimativa é que as populações quilombolas estão divididas em 1.672 municípios brasileiros, sendo que apenas 404 destas localidades são reconhecidas oficialmente. O Nordeste é o Estado com maior concentração de territórios quilombolas. Contudo, estes dados podem ser revisados e alterados com o Censo atual.
0 Replies to “Censo vai incluir quilombolas como grupo étnico pela 1º vez na história”