Programação infantil do FAN BH resgata brincadeiras africanas

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A criançada não poderia ficar fora do Fórum de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN) 2021. No sábado, dia 11 de dezembro, há uma programação infantil especialmente escolhida para agradar o público infantil. Uma delas é a Makamba Brincante, que acontece de 10h às 11h, no mercado da Lagoinha. A proposta conduzida por Roniza Santiago, Rita Aragão e Jeiza Fernandes, busca apresentar uma oficina de jogos e brincadeiras africanas e brasileiras, que traz um resgate à infância. Brincadeiras como amarelinha africana, jogo das argolas e acrobacias circenses farão parte do momento.

Foto: Reprodução / FAN

De 11h às 12h, no mesmo local, haverá o cortejo organizado pelo grupo de cultura popular Boi Livre, chefiado pelo mestre Faria e seus discípulos, tendo como principal foco saudar e brincar a memória do totemismo do Boi. Algumas etnias bantu respeitam o boi com aspecto religioso, como os Ba-Naneca, que cultuam ao boi Geroa em agradecimento de colheitas. A intenção de recordar essas memórias Bantu adormecidas. 

Leia também: Canal Futura estreia série com episódio sobre a importância da representatividade negra no desenvolvimento infantil

No domingo, a programação infantil será realizada no Teatro Marília, as 16h. A Muvuquinha fica por conta da Contação de História de “Kianda e outros contos do Kalunga”. Neste trabalho, Mafuane Oliveira convida o público para mergulhar nas águas das sereias encantadas conhecidas como rainhas do mar.

Toda a programação do FAN BH 2021 é gratuita. O evento é realizado cumprindo todos os protocolos de combate à covid-19 vigentes em Belo Horizonte. O festival é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, a partir da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).

Para mais informações ou adquirir os ingressos para os espetáculos de brincadeiras africanas e brasileiras, acesse o site do Fórum de Arte Negra de Belo Horizonte.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.