“2024 será regido por Exú e Obaluaê”, afirma Babalorixá Márcio de Barú

exu.jpg

Dia 1º de janeiro de 2024 será uma segunda-feira e, de acordo com Babalorixá Márcio de Barú, do Ilê axé obá Inã, o ano começará sendo regido por Exú. Em entrevista exclusiva ao Notícia Preta, Márcio abriu o jogo e falou sobre as previsões do ano que está para entrar.

O Babalorixá disse que “quem vai reger o ano vai ser Exú junto com Obaluaê”. Ele explicou que a previsão do Orixá que rege o ano é obtida através da numerologia, também depende do dia da semana que cai o dia 1º de janeiro. “Aí juntamos a numerologia, com o dia da semana, e a confirmação se dá através do jogo de Búzios”, explica.

Demerson D’alvaro viveu Exu na Sapucaí pela Grande Rio, no carnaval de 2022 /Foto: Divulgação Riotur

Exú é conhecido como Orixá da comunicação, é o mensageiro entre os humanos e as divindades, é o primeiro santo a ter suas cantigas cantadas no Xirê (ritual de evocação dos Orixás) de candomblé. Já Obaluaê é conhecido como o santo da cura, que trata das doenças, é o senhor da terra e da morte.

Nas suas previsões, o sacerdote vê que o ano será marcado por acidentes com água, embora ainda tenha um grande incêndio para acontecer durante 2024. Segundo ele, o ano será de muito calor, muito quente.

Para Pai Márcio, o ano regido por Exú “é um ano de bons caminhos pra quem cuida, pra quem toma conta. Exú é a boca que tudo fala, é o primeiro de tudo, que abre todas as portas”, disse.

O Babalorixá diz que as cores de Exú no culto afro são vermelho e preto, mas no candomblé também cultuam Exú com o colorido.

Leia mais notícias aqui: Câmara do Rio recebe familiares de vítimas da violência do estado, em memória aos 75 anos da Declaração dos Direitos Humanos 

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top