Professora acusa funcionário de mercado de racismo em Curitiba

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Lucimar, de vestido azul, segura a cópia do bolet de ocorrência na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – Foto: Reprodução Internet

Uma professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) afirma ter sido vítima de racismo por funcionários do Mercado Rei do Queijo, próximo ao Mercado Municipal no centro da capital paranaense.
Segundo o boletim de ocorrência, o caso aconteceu no último sábado (7), quando Lucimar Rosa Dias (53) foi abordada por três homens e um deles com o uniforme do mercado, há poucos metros do estabelecimento. Ainda de acordo com a ocorrência, os homens acusaram de roubo e que acionariam a Guarda Municipal. Ela apresentou as notas das compras, mas um deles afirmou ter imagens gravadas do circuito interno que registraram o furto.
Ela retornou ao estabelecimento, onde ficou constatado que não havia gravação das suas compras.


Ainda no boletim de ocorrência, foi relatado que o gerente do mercado, nomeado apenas de Júnior, tentou abraçar a professora e pediu desculpas, alegando que “os funcionários tomaram decisões erradas e que os proprietários eram morenos”.
Segundo a Polícia Civil, a expectativa é que o suspeito deve prestar depoimento da sua versão sobre o episódio nos próximos dias.

Lucimar foi uma das homenageadas pela Câmara Municipal de Curitiba como personalidade feminina, em homenagem ao dia Internacional das Mulheres – Foto: Carlos Costa

Por orientação da defesa e por ainda estar abalada com toda a situação, Lucimar não se pronunciou fora do boletim de ocorrência.

O outro lado
Em nota, a diretoria do Mercado Rei do Queijo informou que não compactua com qualquer tipo de preconceito e está averiguando as circunstâncias. Além disso, a direção ressalta que nunca sofreu qualquer tipo de acusação e que “os proprietários e o funcionário envolvido são afrodescendentes”, conclui a nota.

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.