MT tem 188 mil analfabetos e a maioria é mulher e negro, segundo dados do IBGE

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O estado de Mato Grosso tem 188 mil analfabetos, de acordo com a Pesquisa Anual por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contíua) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É considerado alfabetizado quem sabe ler e escrever um bilhete simples. Segundo o levantamento, o número de analfabetos aumentou quase 12% entre 2017, quando 168 mil eram analfabetos, e 2018. Os números fazem referência ao grupo de pessoas com 15 anos ou mais sem alfabetização em 2018.

Os números do IBGE revelam ainda as expressivas desigualdades raciais, de gênero e de cor e raça. No Mato Grosso, o número de analfabetos é maior entre mulheres e pardos e negros.

Ao todo, em 2018, haviam 149 mil pardos e negros e 37 mil brancos analfabetos. Entre as mulheres o número era de 96 mil analfabetas e, entre os homens, de 93 mil.

Leia também: ”A população negra é a mais prejudicada com o corte de verba na educação”, diz Lia Schucman

Cuiabá foi o município com maior queda no número de pessoas que não sabem ler ou escrever. Passou de 19 mil pessoas para 17 mil.

O Centro-Oeste é região que tem a melhor taxa de escolarização, com 89,4%, ficando a frente das regiões Sul (88,2%), Sudeste (88,9%), Nordeste (86,9) e Norte (88,2%). A média nacional é de 88,2%).

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.