Prêmio de gol mais bonito do futebol feminino da FIFA recebe nome de Marta

1_marta-31721079.webp

A rainha do futebol Marta, foi imortalizada ao ter seu nome transformado em um novo prêmio da Federação Internacional de Futebol (FIFA). A partir de 2024, a autora do gol mais bonito do mundo no futebol feminino, receberá o Prêmio Marta. A novidade foi anunciada durante a cerimônia do prêmio The Best nesta segunda-feira (15).

A brasileira é a primeira jogadora, entre homens e mulheres, a ser imortalizada pela Fifa ainda em vida. No agradecimento pela homenagem, a craque relembrou de Zagallo e Pelé, nomes marcantes que morreram recentemente, e mandou uma mensagem pelo respeito e igualdade.

“O que a gente busca diariamente é fazer com que o mundo seja melhor para todos, sem distinção, buscar igualdade, respeito. E deixo essa mensagem para todos que têm o poder de transmitir essa mensagem, que façam, porque as próximas gerações vão agradecer, assim como agradecemos a um Ronaldo, um Zagallo, um Pelé”, disse.

Marta em premiação do The Best da Fifa – Foto: Adrian Dennis / AFP

Marta foi eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo entre 2006 e 2018, sendo a jogadora mais premiada pela FIFA. Em 2023, Marta se aposentou da seleção brasileira aos 37 anos, mas não sem deixar a marca de maior artilheira das copas, considerando homens e mulheres.

“É muito difícil subir nesse palco. Eu já venci esse prêmio seis vezes, mas isso aqui é sem dúvida algo muito mais especial, difícil até de encontrar palavras, mas eu quero que assim como eu estou enxergando nessa homenagem, eu quero que todas as mulheres possam também enxergar um futuro promissor”, disse a craque da camisa número 10.

O Prêmio Puskas começou em 2009 e homens e mulheres concorriam juntos ao prêmio que é em homenagem ao maior jogador da Hungria, durante 15 anos. Mas agora o prêmio feminino levará o nome da Rainha do Futebol, e premiará só mulheres.

“Quero agradecer à Fifa e à comunidade do futebol pela homenagem que estou recebendo em vida, ainda em atividade. E quem sabe, em ano de Olimpíadas, poder jogar ainda mais uma”, disse Marta. Na ocasião, a jogadora brasileira também comentou que este ano, pode ser seu último como jogadora profissional.

Quero jogar mais uma vez as Olimpíadas, e depois disso vamos encontrar as respostas, se vou seguir ou vou parar“, disse ela.

Leia mais notícias aqui: Os cinco homens mais ricos do mundo dobram fortuna enquanto 5 bilhões ficaram ainda mais pobres, diz relatório

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top