Pernambuco sedia o “Maracacongo”, um dos maiores eventos de cultura afro-brasileira

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Entre os dias 31 de maio e 12 de junho Pernambuco recebe o “Maracacongo”, um dos maiores festivais de cultura afro-brasileira no país. projeto Maracacongo vai percorrer as cidades do Recife, Olinda, Goiana, Aliança e Itambé, com apresentações culturais do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança e o Grupo Afro mineiro Negro Por Negro de Brumadinho (Minas Gerais), Afonjah e mais de 20 convidados.

O grupo Afro Negro por Negro é da cidade de Brumadinho (MG) e também vai se apresentar no evento – Foto: Divulgação

A programação inclui, ainda, exibições de espetáculos, oficinas culturais, seminários e lançamento de livro. A turnê deve durar cerca de treze dias, e vai ocupar vários locais situados em áreas urbanas e rurais do Estado, como escolas, sedes de agremiações carnavalescas, ginásios esportivos, ruas, praças, entre outros.

Com programação gratuita, a turnê irá circular por cinco cidades do Estado: Recife e Olinda (Região Metropolitana); e Aliança, Goiana e Itambé (Mata Norte). Em cada lugar, o público poderá conferir uma agenda de atividades culturais, como espetáculos, mostra de filmes, oficinas e apresentações, gratuitamente. Além disso, o projeto também será realizado em julho, por outras cinco cidades de Minhas Gerais: Ouro Preto, Brumadinho, Belo Horizonte, Mariana e Congonhas.

Leia também: “Morena?”: espetáculo discute o não-lugar vivido por pessoas negras de pele clara

Entre as ações, estão a oficina de Maracatu Rural e oficina de Congo/Moçambique, para estudantes de escolas públicas da capital pernambucana. Além disso, será realizada a primeira apresentação do espetáculo Maracacongo e Afonjah, juntamente com o Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Adiel Luna, Quinteto Violado e Charles Theone. O público interessado em prestigiar a programação, deve retirar os ingressos on-line, clicando aqui.

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor do Notícia Preta.

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.