Escritor mineiro lança livro sobre o teatro negro no Brasil

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Baseado na história do grupo belo horizontino, o multiartista e escritor mineiro Evandro Nunes de Lima lança o livro “O Teatro Negro e Atitude no Tempo”, nesta quarta-feira (16), em uma live com representantes da Editora Javali.

Segundo Evandro, a obra é, antes de tudo, “uma das formas de se pensar os teatros negros no Brasil”. O autor ressalta ainda que ao tratar da “poética da negrura e da estética da atitude”, ele reflete sobre a possibilidade de um redesenho dos corpos negros na cena artística e política. “Estamos revelando o fazer teatral de artistas, coletivos, companhias e grupos de teatro negro no país, como uma possibilidade de pedagogia, que age não somente sobre o público que assiste aos espetáculos que estes encenam, mas também sobre os agentes (artistas, ou não) que os imaginam e produzem”, afirma.

Evandro Nunes conta parte do teatro negro em BH – Foto: Danni Pitanga

Leia também: Livro conta a história de Maurício Tizumba, um dos grandes nomes do teatro negro de MG

Evandro Nunes apresenta, a partir da história do grupo onde inicia seu caminho nas artes e se constrói enquanto ativista negro, um profundo trabalho a cerca do teatro pensado, construído e protagonizado por pessoas negras. “Por tudo, esta obra se apresenta como uma leitura agradável e essencial a todas as pessoas que desejam refletir sobre: arte e ativismo negro; aquilombamento artístico; construção de identidade étnico racial, produção de arte e cultura a partir de valores civilizatórios afrodiaspóricos, e/ou conhecer um pouco melhor a história e trajetória do grupo Teatro Negro e Atitude. Boa travessia!”, conclui. 

O livro pode ser adquirido no site da Editora Javali ou diretamente com o autor, através de seu Instagram.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.