Como colunista do Notícia Preta e tendo esse portal que tanto admiro como parceiro oficial de mídia do Festival Gastronomia Preta desde sua primeira edição em 2023, quero compartilhar com vocês algumas informações sobre a 4a edição do Prêmio Gastronomia Preta – que acontecerá no dia 09 de Novembro, domingo, como parte do integrante do festival nos dias 07, 08 e 09 de Novembro.

O primeiro de alguns spoilers que te apresento neste texto é o formato das votações. Ao longo das três edições percebi que o formulário com todas as categorias deixava o(a) respondente cansado(a) e tínhamos várias perguntas sem respostas. Já em 2024, dividi em três dimensões para resolver essa questão relacionada ao tempo de resposta. E, agora, em 2025, os links serão individuais por categorias. A cada semana duas categorias serão disponibilizadas para que as pessoas possam indicar os profissionais. Isso torna o tempo de resposta menor e a indicação mais assertiva. Se a pessoa lembra de uma bom garçom, essa pessoa vai e indica naquela categoria.

Sobre a apresentação, nos 45 minutos do segundo tempo tive que me reorganizar na produção executiva do Festival em 2024 e acompanhar meu amigo e chef confeiteiro Paulo Rocha como apresentador do 3o Prêmio Gastronomia Preta. E, em 2025, serão três apresentadores: Paulo Rocha – que apresenta o prêmio desde a primeira edição em 2022; eu – não é que gostei da experiência; e, a novidade: Rochelly Rangel. Eu verdadeiramente acredito na diversidade e na importância dela quando falamos de decisões estratégicas que envolvem visibilidade (afinal, foi por essa razão que o prêmio foi criado). Por isso, ter na apresentação uma mulher trans é essencial para implementarmos na prática a representatividade.

O terceiro e último spoiler do Prêmio Gastronomia Preta 2025 neste texto é que a categoria Melhor Restaurante – que neste ano será em uma única cidade. É uma forma de sairmos do eixo Rio-São Paulo e considerarmos outras regiões ou cidades que também merecem destaque. Ao longo dessas quatro edições venho testando possibilidades e reorganizando aquilo que deu certo, mas que talvez não tenha sido excelente. E a vida de empreendedor é assim: algumas vezes é na tentativa, acerto, glória ou quase fracasso.
Contamos com vocês para fazerem suas indicações para as categorias que serão abertas para indicação popular. Não é sobre engajamento – é sobre visibilizar profissionais da cadeia da Gastronomia que merecem o reconhecimento.
Leia também: Gastronomia é Arte e o chef João Diamante e o fotógrafo José Chagassa nos brindam com a exposição Apetite Visual