Pesquisa mostra que trabalhador está há 3 anos sem ganho real no salário

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)”Mais complicadas porque as empresas não conseguem repassar esse nível de inflação aos seus produtos e serviços. Quando a economia está mais dinâmica, tudo bem, mas não é o caso agora. O poder de barganha dos sindicatos fica reduzido.” divulgou o boletim Salariômetro nesta quarta-feira (26) e mostrou que a combinação de altas taxas de desemprego e inflação descontrolada geraram três anos de estagnação para os trabalhadores formais, sem ganho real no salário.

Os trabalhadores tiveram reajuste zero nos últimos dois meses – Foto: Freepik

Segundo o levantamento, a variação média dos ganhos nos últimos dois anos ficou em zero e no ano de 2021, foi de 0,1% negativa. “Nos outros anos, a inflação era mais baixa, mas em 2021 foi brutal. Levando isso em conta, não foi tão ruim quanto poderia ter sido”, afirma Hélio Zylberstajn, coordenador do Salariômetro e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, em entrevista à Folha.

Leia também: Pesquisa mostra que 64% das pessoas que negociaram dívidas, ficaram inadimplentes em 2021

A pesquisa revelou também que somente 18,6% dos acordos e convenções deram resultado acima da inflação dos últimos 12 meses. Em 2019, mais da metade dos acordos chegaram ao patamar da inflação anual. Outro ponto abordado pelo Salariômetro é a quantidade de acordos com pagamentos escalonados. “Isso quase não aparecia antes da pandemia e salta em alguns momentos, dependendo do número de categoriais que fecharam negociação. O reajuste vem pequeno e ainda é pago parcelado”, pontua Hélio.

Hélio ressalta também que, com escalonamento dos reajustes, essas negociações se tornam mais tensas, entre patrões e empregados. “As empresas não conseguem repassar esse nível de inflação aos seus produtos e serviços. Quando a economia está mais dinâmica, tudo bem, mas não é o caso agora. O poder de barganha dos sindicatos fica reduzido”, finaliza o pesquisador da Fipe.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.