Ativista social Mestre Nêgo Bispo vai ministrar aula aberta online

escolatrama-neomondo-7-1.webp

Uma aula magna de Antônio Bispo dos Santos, o Mestre Nêgo Bispo, será realizada na próxima sexta-feira (01). A aula será aberta a todos em transmissão ao vivo, às 19h, pelo canal de YouTube da Fundação Hermann Hering. A aula marca a abertura de um curso ministrado por ele, da Escola Trama Afetiva (ETA!), projeto que vinha sendo gestado desde 2021, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, o Proac.

Este formato pretende ressaltar a vocação da Trama de ser uma escola de pensamento para a produção criativa, e o método pedagógico da ETA! propõe o exercício do olhar decolonial, transdisciplinar e ético, o enaltecimento da diversidade brasileira, a formação de uma rede de pessoas aptas à ação e a formação de embasamento teórico e crítico acerca da criação, para que, antes do início de qualquer processo, os grupos que fazem parte do meio, se questionem sobre a que ou a quem serve o que será criado.

A aula pode ser assistida no Youtube.

Nascido no interior do Piauí, sua formação aconteceu a partir de saberes ancestrais com mestres e mestras do quilombo Saco Curtume. Ele tem participado de eventos, debates e palestras por todo país como ativista político e militante do movimento quilombola e da luta pela terra.

Poeta, escritor e intelectual, se autodenomina “relator de saberes” e é autor de artigos, poemas e livros, sendo o mais recente “A Terra Dá, a Terra Quer” (2023), em que aponta as contradições dos ditos processos de desenvolvimento.

Para seguir na trilha franqueada por esse momento, pessoas de 18 a 65 anos, residentes
no estado de São Paulo, puderam se inscrever para uma das 50 vagas da ETA! para, de forma gratuita, acompanharem o curso que terá cinco módulos, abordando a moda como sistema social e fenômeno cultural pelo prisma da descolonização e do resgate de narrativas e significados, ministrados pelo diretor criativo da Trama, Jackson Araujo, pela artista plástica Karlla Girotto, pela estilista Day Molina, pela pesquisadora Danielle Almeida e pela curadora de moda e historiadora Hanayrá Negreiros.

Serão duas horas de aula por semana em cada módulo, totalizando dez horas por mês até o dia 5 de dezembro. Este curso é uma oportunidade única para quem atua em qualquer frente das indústrias criativas de expandir percepções sobre atravessamentos fundamentais para o hoje.

Leia também: Conaq lança edital para estímulo à agricultura familiar quilombola

Deixe uma resposta

scroll to top