Parada LGBTQIA+ leva 800 mil pessoas para Copacabana (RJ)

couple-gay-wrapped-in-lgbt-flags-standing-back.jpg

Depois de dois anos sem a realização prsencial, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ voltou às ruas do Rio de Janeiro, no último domingo (27) e levou mais de 800 mil pessoas à praia de Copacabana, região Sul da capital Fluminense, segundo os organizadores.

Mais de 800 mil pessoas participaram do evento – Foto: Freepik

A Parada é considerado o terceiro maior evento da cidade do Rio de Janeiro, atrás apenas do Reveilon e do Carnaval e, este ano, o tema foi a preservação da Amazônia e o meio ambiente, por meio da campanha “Coragem pra ser feliz”, desenvolvida pelo diretor de criação Bruno Bertani.

“Essa é a Parada do renascimento após um período de dor e perdas em razão da covid-19 e especialmente pelo aumento do discurso de ódio em parte da sociedade contra nossa comunidade LGBTI+, do nosso renascimento como cidadãos de direitos”, afirma Cláudio Nascimento, Presidente do Grupo Arco-Íris e coordenador geral da Parada do Orgulho LGBT+ Rio 2022.

A Parada começou na tarde do domingo e seguiu pela avenida Atlântica, até a rua Rodolfo Dantas. As vias do entorno foram interditadas para os desfiles dos trios elétricos e a descoucapação durou até às 23h do domingo. Ao todo, o evento conta com dez trios elétricos e shows de Bianca, Romero Ferro, Azula e Izrra.

Leia também: Em sinal de protesto, jogadores alemães posam para foto oficial com a mão na boca

Uma das atrações, MC Bianca lembrou a importância da data para a comunidade LGTQIA+ e que a motivação é muito mais que celebrar, mas conscientizar da luta. “É um evento muito importante. É um evento político, onde a gente dá a nossa voz e diz que a gente é livre. Muito bom ver esse evento de volta depois de dois anos. E eu sempre quis cantar na parada e tinha um look na minha cabeça. Aqui estou, a própria bandeira LGBT é igual a um passarinho”, disse.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top