Enquanto comemorava a chegada de 2021 no colo da mãe a pequena Alice Pamplona da Silva de Souza, de 5 anos, foi baleada no pescoço, à meia-noite no Morro do Turano. Segundo testemunhas, traficantes da comunidade “comemoravam” a virada do ano com tiros para o alto e a bala que atingiu a criança poderia ser de um desses disparos.
A criança chegou a ser socorrida na unidade do Hospital Casa de Portugal na região, mas não resistiu aos ferimentos.. O corpo de Alice foi velado neste sábado (02), no Cemitério do Caju, na Zona Norte do Rio.
Alice estava com a mãe na casa da madrinha e prima da criança, Mayara Aparecida de Souza, foi quem socorreu a criança.
“Estávamos assistindo à queima de fogos. Ela gostava de ver. Estava a coisa mais linda. Ela estava no colo da mãe, lugar que você espera ter toda a proteção do mundo. Foi à meia-noite em ponto. Foi quando ela falou :”Ai”. A gente pensou que ela estava dando convulsão. Eu e meu marido levamos ela de moto para o hospital. Fui com meu dedo segurando a língua dela. Teve um momento que ela foi parando de apertar o dedo” contou Mayara em entrevista ao jornal Extra.
Um vídeo feito por Mayara mostra o momento do tiro que atingiu a Alice. Num trecho a menina fala “ai”. A mãe pergunta o que foi e em seguida fala para Mayara: “Corre, Mayara, acho que minha filha tomou um tiro“.
A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que não houve operação policial na comunidade e nem há registro de confrontos envolvendo PMs na localidade no momento do crime.
Acho um absurdo as autoridades brasileira fecharem os olhos e
ignorar a matança dos nossos irmãos negras e negros. Ate quando vcs agir com essa indiferenca.