Mulheres negras com deficiência estão mais vulneráveis a sofrer violência, diz pesquisa

deficiencia.png

Um estudo realizado pelo movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI) apresenta um dado chocante: 42,9% das mulheres negras com deficiência estão mais vulneráveis a sofrer violência.

A pesquisa foi divulgada durante o primeiro encontro nacional de pessoas negras com deficiência, realizado na sede da Uneafro, em São Paulo, no último final de semana.

mulheres
Pesquisa relata que mais de 40% de mulheres negras com deficiência estão propensas a serem vítimas de violência. Foto: Freepik

Outro dado alarmante que o relatório aponta é que menos de 1% das pessoas negras com deficiência conseguem entrar nas universidades públicas brasileiras.

Em entrevista ao g1, a diretora-executiva do VNDI, Luciana Viegas, afirmou que o levantamento mostra que, mesmo quando a luta pelos direitos de pessoas com deficiência está em pauta, as soluções acabam não contemplando pessoas negras e periféricas com deficiência.

“Esses dados trazem pra gente uma realidade muito indicativa de que a população negra com deficiência está sendo sistematicamente apagada da história. Mas, se não tem dados demográficos, essa população não existe”, pontua Luciana Viegas.

Leia também: Caixa anuncia linha de crédito para pessoas com deficiência

A pesquisa do VNDI ouviu a população de quatro estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

VNDI

Criado durante a pandemia, o VNDI tem por objetivo estudar a atual realidade das pessoas negras com deficiência no Brasil e apontar propostas de inclusão para melhorar a vivência dessa população.

“O principal ponto é refletir as políticas públicas a nível nacional. Queremos refletir não só com o governo, mas também com a sociedade civil”, enfatizou Luciana.

O relatório sobre a “Situação das pessoas negras com deficiência no Brasil” também foi apresentado à ONU, no final de 2022.

Mariane Del Rei

Mariane Del Rei

Jornalista e escritora, é ganhadora do Prêmio Rede Globo de Jornalismo e tem três livros publicados. Já passou por empresas como TV Globo, TV Brasil, International Committee of Red Cross, FSB Comunicação. Escreve sobre negritude, política internacional, direitos humanos, comunidade LGBTQIA+, meio ambiente e mulheres.

0 Replies to “Mulheres negras com deficiência estão mais vulneráveis a sofrer violência, diz pesquisa”

Deixe uma resposta

scroll to top