O palco de grandes apresentações musicais, espetáculos teatrais e um importante espaço para artesãos e empreendedores anunciou a suspensão das atividades no verão deste ano, em Salvador. Fundado em 2014, o Mercado Iaô está localizado no bairro da Ribeira, em Salvador, recebendo a cada domingo cerca de cinco mil pessoas, e mais de 300 artesãos e empreendedores, a cada domingo, além dos shows e oficinas de teatro.
Gerenciada pela equipe da ONG Fábrica Cultural, presidida pela cantora Margareth Menezes, o Mercado Iaô anunciou através do perfil oficial do evento que a decisão foi tomada por falta de investimentos. Sem patrocinadores e parcerias seria inviável continuar com as atividades.
No ano de 2020 aconteceria a quinta temporada do projeto social. A organização não visa o lucro, apenas investimentos para a manutenção das ações e funcionamento do espaço que incentiva a economia criativa e sustentável de pequenos empreendedores e artesãos da região da Península Itapagipana de Salvador.
Artistas como Caetano Veloso, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Lenine, Dell Feliz e Daniela Mercury se apresentaram no palco do Iaô ao longo dos últimos anos. Em maio de 2019, Margareth lotou o Mercado Iaô no lançamento do álbum Autêntica, que marca o retorno da artista aos estúdios de gravação após 11 anos.
Projeto cultural e socioeconômico do Mercado Iaô
O Mercado Iaô é um dos programas da Fábrica Cultural, uma organização com atuação em Salvador, na Península de Tapajipe. Atuando com cultura, educação e desenvolvimento local, o programa reúne agrupamentos de costura, artesãos, produtores culturais e o desejo em comum de reinventar o espaço físico e simbólico da região.
O projeto ocupa um espaço ocupado pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que utiliza o espaço de segunda a sexta, sendo que o mercado funciona como centro de economia criativa aos finais de semana.
Conhecido pela venda de artesanato, moda, acessórios, decoração, gastronomia, artes plásticas, música, roda de bate-papo, teatro e dança, entre outras manifestações culturais que contemplam principalmente aos residentes da Cidade Baixa de Salvador, na Península de Itapagipe, a suspensão das atividades do Mercado Iaô deixa a região sem o equipamento de cultura, social e econômico.
No Brasil, 51% dos donos de negócios são pessoas negras, de acordo com dados do Sebrae e Pnad, divulgados em 2019. Porém, eles ainda são os que têm o menor rendimento mensal, recebendo em média R$ 1.370, enquanto os não negros recebem R$ 2.745.