Mercado Iaô suspende atividades no verão de 2020 em Salvador por falta de patrocínio

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O palco de grandes apresentações musicais, espetáculos teatrais e um importante espaço para artesãos e empreendedores anunciou a suspensão das atividades no verão deste ano, em Salvador. Fundado em 2014, o Mercado Iaô está localizado no bairro da Ribeira, em Salvador, recebendo a cada domingo cerca de cinco mil pessoas, e mais de 300 artesãos e empreendedores, a cada domingo, além dos shows e oficinas de teatro.

Gerenciada pela equipe da ONG Fábrica Cultural, presidida pela cantora Margareth Menezes, o Mercado Iaô anunciou através do perfil oficial do evento que a decisão foi tomada por falta de investimentos. Sem patrocinadores e parcerias seria inviável continuar com as atividades.

Anúncio oficial através das redes sociais

No ano de 2020 aconteceria a quinta temporada do projeto social. A organização não visa o lucro, apenas investimentos para a manutenção das ações e funcionamento do espaço que incentiva a economia criativa e sustentável de pequenos empreendedores e artesãos da região da Península Itapagipana de Salvador.

Artistas como Caetano Veloso, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Lenine, Dell Feliz e Daniela Mercury se apresentaram no palco do Iaô ao longo dos últimos anos. Em maio de 2019, Margareth lotou o Mercado Iaô no lançamento do álbum Autêntica, que marca o retorno da artista aos estúdios de gravação após 11 anos.

Projeto cultural e socioeconômico do Mercado Iaô

O Mercado Iaô é um dos programas da Fábrica Cultural, uma organização com atuação em Salvador, na Península de Tapajipe. Atuando com cultura, educação e desenvolvimento local, o programa reúne agrupamentos de costura, artesãos, produtores culturais e o desejo em comum de reinventar o espaço físico e simbólico da região.

O projeto ocupa um espaço ocupado pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que utiliza o espaço de segunda a sexta, sendo que o mercado funciona como centro de economia criativa aos finais de semana.

Conhecido pela venda de artesanato, moda, acessórios, decoração, gastronomia, artes plásticas, música, roda de bate-papo, teatro e dança, entre outras manifestações culturais que contemplam principalmente aos residentes da Cidade Baixa de Salvador, na Península de Itapagipe, a suspensão das atividades do Mercado Iaô deixa a região sem o equipamento de cultura, social e econômico.

No Brasil, 51% dos donos de negócios são pessoas negras, de acordo com dados do Sebrae e Pnad, divulgados em 2019. Porém, eles ainda são os que têm o menor rendimento mensal, recebendo em média R$ 1.370, enquanto os não negros recebem R$ 2.745.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.