Heman Bekele, um jovem de 15 anos que nasceu na Etiópia e vive nos Estados Unidos desde os quatro anos, ficou conhecido por criar um sabonete que combate e pode prevenir o câncer de pele, e foi eleito Criança do Ano de 2024 pela Revista TIME, na última semana.
Essa não é a primeira vez que o jovem cientista é reconhecido. Em outubro do ano passado ele venceu um desafio do programa Young Scientist Challenge, do qual participou a convite da 3M e da Discovery Education para participar, e recebeu um prêmio de US$ 25.000 por conta do sabonete.
“Sou realmente apaixonado por pesquisas sobre câncer de pele“, disse ele em sua entrevista para a TIME, que completou: “Seja minha própria pesquisa ou o que está acontecendo no campo. É absolutamente incrível pensar que um dia minha barra de sabão poderá causar um impacto direto na vida de outra pessoa. É por isso que comecei tudo isso em primeiro lugar”.
Segundo a entrevista, Heman via os trabalhadores na cidade em que nasceu, trabalhando sob o sol, e seus pais o alertavam sobre os perigos da exposição sem proteção.
“Quando eu era mais jovem, não pensava muito nisso, mas quando vim para a América, percebi o grande problema que o sol e a radiação ultravioleta representam quando você fica exposto a eles por muito tempo”, contou.
A ideia do sabonte surgiu após ler sobre um medicamento que também é usado e aprovado para o combater uma forma de câncer de pele, com potencial para ser usado contra vários outros, geralmente como uma pasta. Mas a intenção de Heman era facilitar o acesso ao medicamento, em um valor também mais acessível.
Leia também: Câncer de pulmão: medicamento pode aumentar sobrevida de pacientes, diz pesquisa