Em Londres, médicos brancos tem mais chances de conseguir emprego em comparação aos médicos negros

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Os médicos brancos têm seis vezes mais chances de receber ofertas de empregos que médicos negros e probabilidade maior em conseguir ser contratado na cidade de Londres, Inglaterra.

Foto: Pexel

O levantamento publicado pela revista “The BMJ”, tem como base os dados do Serviço Público de Saúde de Londres (NHS) e foi realizado por Sheila Cunliffe, profissional de Recursos Humanos da NHS. O estudo mostrou que 12 dos 18 centros de saúde, entre os anos de 2020 e 2021, contrataram 4.675 de 15.853 médicos brancos e enquanto médicos negros foram 2.041 de 15.515. Assim, 7% dos profissionais brancos e 1% dos profissionais negros recebem ofertas de emprego. 

A pesquisa apresentou ainda informações de quatro hospitais públicos, o “Kingston Hospital NHS Foundation Trust” no sul de Londres, que ofertou 90 vagas para médicos. No processo seletivo, houve 317 candidatos brancos e 418 candidatos negros, entretanto nenhum profissional negro foi contratado.

Ja no “Barts Health NHS Trust”, as chances de um médico branco em comparação a um negro de receber oferta de emprego é 15 vezes maior. Nos hospitais universitários da “St George’s NHS Foundation Trust” e “Homerton University Hospital Foundation Trust”, candidatos brancos têm 13 vezes mais chances de obter um convite para trabalho que candidatos negros. 

Leia também: Bombeira processa cidade por ter sido retratada como branca em mural

Os dados também mostram que asiáticos e pessoas com etnia mista, apesar de menor quantidade, encontram dificuldades em conseguir e receber ofertas de emprego. Outro levantamento publicado em 2020 pela Revista “The BMJ”, revelou que o motivo da discrepância dos dados é que as minorias étnicas têm menos chances do que médicos brancos, a serem consideradas adequadas para nomeação para empregos de treinamento de especialidade no Reino Unido.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.