Mostra Corpos (In)visíveis abre inscrições para oficinas

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Espaço discute subjetividades e experiências coletivas negras e femininas com atividades gratuitas

A mostra traz histórias de vivências de mulheres negras – Foto: Carol Coelho

A Mostra Multiplataforma “Corpos (In)visíveis: Entre a Dor e a Potência”, que acontecerá entre os dias 20 de março e 17 de abril abre suas inscrições até dia 14 de março. O evento contará com apresentações em multilinguagens como exposição fotográfica e de colagens, videoperformance artística, videoarte, depoimentos em vídeo, oficinas e mesas de debate.

O intuito da Mostra é discutir subjetividades e vivências de mulheres negras, e como suas individualidades são construídas a partir de experiências coletivas compartilhadas. Com programação virtual e presencial, a mostra terá sua abertura no sábado (20) às 11h e visitações quintas e sextas-feiras, das 11h às 19h30. Aos sábados e domingos, o horário de visitação será das 11h às 17h. 

Segundo Quezia Lopes, curadora e idealizadora da Mostra, nasceu a partir do questionamento “Quem são os corpos que produzem arte?”, norteador também do filme homônimo “Corpos (In)visíveis”, e se propõe a abordar, promover e perpetuar a discussão de como o racismo, o machismo e as questões herdadas do passado escravocrata brasileiro atingem os corpos femininos negros no Brasil.

“A cosmovisão com a qual o projeto dialoga nos ajuda a compreender um pouco mais acerca de nossa história e a nós mesmas, de um lugar que não é mais o que construíram sobre nós ou para nós. O lugar onde essa cosmovisão nos coloca é um lugar de reconciliação com nosso passado coletivo. É fundamental conhecer nosso passado para construir novos devires, para passarmos a nos ver em lugares de protagonismo.”, frisa Quézia Lopes.

Quézia Lopes é idealizadora e curadora da Mostra Multiplataforma Corpos (In)visíveis – Foto: Carol Coelho

Programação

A mostra será realizada entre os dias 20 de março a 17 de abril. A Programação virtual será transmitida pelo Facebook e canal do YouTube. Já a programação presencial, será na Lona Cultural Municipal Terra – Guadalupe. Endereço: Marcos de Macedo, s/nº – Guadalupe, Rio de Janeiro. 

Mostra Mohamed Bamba

Entre os dias 31 de março e 9 de abril, será realizada a Mostra Mahomed Bamba, que selecionará 30 obras entre curtas e longas e somente serão aceitas realizações de pessoas negras. Para saber mais sobre a mostra cinematográfica, clique aqui.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.