Malcolm X e Martin Luther King se encontram em peça de teatro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Sesc Taubaté recebe, na noite deste sábado (18), o encontro entre dois ícones norte americanos na luta por direitos dos negros: Malcolm X e Martin Luther King Jr. coexistiram na mesma época, mas nunca se encontraram.

No espetáculo “O Encontro – Malcolm X & Martin Luther King Jr”, ambientado em uma mesa de um clube de Jazz, os dois figurões da luta negra se enfrentam pela primeira vez em um debate acalorado. Ambos tinham o mesmo objetivo: acabar com o racismo e a desigualdade, porém, suas ideias eram quase opostas. “Cada um tinha sua ideia de luta. Um era pacífico e o outro ficou conhecido pela violência. Nessa peça, podemos ver o quanto eles se complementaram, mesmo tendo visões diferentes”, afirma Aline Mohamad, uma das idealizadoras do projeto.

Malcolm X e Martin Luther King se encontram em uma mesa de um clube de Jazz – Foto: Divulgação

Luther King defendia uma luta pacifista, com debates abertos e resistência pautada no diálogo político com a sociedade. Por outro lado, Malcolm X defendia uma resistência combativa, que respondesse à violência racista com violência de reação.

Segundo Aline Mohamad, o texto da peça foi escrito na década de 1980, mas consegue trazer questões raciais que ainda são extremamente atuais. “Uma pessoa que assistiu a peça veio nos agradecer por ter incluído um assunto no espetáculo, em uma passagem em que Malcolm afirma que não seria respeitado nem se fosse advogado. Lembraram do episódio em que uma advogada negra foi retirada à força de uma audiência. Nós não incluímos nada, seguimos o texto a risca. Mas tudo isso ainda é muito atual”, Afirmou.

Ainda de acordo com Aline Mohamad, ela escolheu adaptar o texto porque serve de reflexão para uma luta que prossegue até os dias de hoje. “Só de termos cinco atores negros no palco, já é uma militância. Nós nunca conseguimos contar nossa história. Essa peça é importante para que a nova geração ganhe um ‘gás’ a mais para mudar nossa sociedade”, Finalizou.

Serviço

O Encontro – Malcolm X & Martin Luther King Jr

Sesc Taubaté – Av. Eng. Milton de Alvarenga Peixoto, 1264 – Esplanada Santa Terezinha

Dia 18 de janeiro – às 20 horas

Ingressos entre R$ 9 e R$ 30

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.