Das 54 nações africanas, 42 já registraram casos de Covid-19, segundo infgormações da agência de notícias Reuters. Entre as autoridades locais, já há uma grande preocupação com a habilidade em lidar com um surto sem a quantidade de instalações médicas necessárias.
A maior parte dos infectados no continente africano são estrangeiros ou pessoas que retornaram do exterior. Em Angola, os dois primeiros positivos vêm de cidadãos angolanos que voltaram de Portugal entre 17 e 19 de março, segundo afirmações da ministra da Saúde, Silvia Lutucuta, em uma entrevista coletiva no último sábado (21).
Neste sábado (21), o continente contabilizou 1.088 casos. A Nigéria, nação mais populosa do continente, teve 10 novos casos, incluindo os primeiros três na capital Abuja, chegando a 22, somente neste sábado. O país, inclusive, fechou por um mês seus aeroportos para voos internacionais. A primeira notificação local aconteceu há três semanas e, segundo autoridades de saúde, o paciente, que esteve na Itália, já pode ter alta hospitalar.
A África do Sul é o país subsaariano com o maior número de casos, são 240. O primeiro caso de covid-19 registrado no Zimbábue foi última sexta-feira(20) e o segunda no sábado (21). Nas Ilhas Maurício, morreu infectada pelo novo coronavírus uma pessoa que havia viajado para a Bélgica, na Europa, outras 14 seguem internadas.
Segundo dados da BBC, o Covid-19 já infectou mais de 300 mil pessoas no mundo e causou cerca de 13 mil mortes.