Instituto promove o Aulão ENEMgrecido em Salvador

aulaoenemgrecido-scaled.jpg

enem 2020

Estudantes baianos terão a oportunidade de revisar conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com a turma do pré-vestibular do Instituto Steve Biko, através do Aulão ENEMgrecido que acontece no domingo (27), das 8h às 17h. A iniciativa reúne professores e dirigentes, proporcionando um reforço para que jovens, majoritariamente negros, possam ingressar no ensino superior.

Lidiane Ferreira, 28 anos, foi aluna do projeto em 2010 e hoje é professora de gramática do Instituto Steve Biko, fala sobre a experiência do aulão. “Eis aqui a prova viva dessa transformação que a Biko faz com as pessoas. Sou a primeira mulher graduada nas famílias paterna e materna. O aulão da Biko atinge àquelas pessoas que, por motivos diversos, não puderam dar continuidade a essa caminhada na instituição, mas também alcança àqueles que não conseguiram ingressar, devido ao número limitado de vagas. O ENEMgrecido é importantíssimo para a comunidade jovem negra, por se tratar de mais uma atividade de aquilombamento proposta pelos quilombos educacionais. A ideia é nos prepararmos para o ENEM, de uma forma mais leve e humana, valorizando os saberes herdados dos nossos mais velhos”, comenta a professora.

Lidiane Ferreira foi aluna do Instituto e, atualmente, é professora – Foto: Arquivo Pessoal

Lidiane explica ainda que o aulão busca levar o conhecimento valorizando o saber dos alunos. “Os alunos percebem que há a necessidade estudar os assuntos considerados tradicionais, pois eles são cobrados. Porém, esses conteúdos são recordados de forma descentralizada, colocando a comunidade negra como autores da sua própria história. Revisaremos os conteúdos dados durante o ano letivo, porém o ENEMgrecido também será um espaço de escuta, de abraços, de empoderamento”, conclui. 

Já para Itana Santos, ex-aluna do pré-vestibular nos anos de 2010 e 2012, quando ingressou na faculdade para cursar enfermagem, o aulão foi fundamental para acessar o ensino superior. “Entrar na graduação foi decorrente do que aprendi no Steve Biko, pois tive ótimos professores e uma metodologia diferenciada”, afirma a enfermeira. 

Itana Santos Foi aluna em 2010 e 2012 quando ingressou no curso de enfermagem – Foto: Arquivo Pessoal

Os inscritos no aulão terão direito a apostila e almoço no local. O investimento é de R$20, valor que serve para custear o material e alimentação. A maratona para o ENEM será na sede do Instituto Steve Biko (Rua do Paço, n°4 – Pelourinho). As inscrições podem ser realizadas pelo número 71-3241-8708 ou por email – secretaria@stevebiko.org.br.

Deixe uma resposta

scroll to top