Instituto promove o Aulão ENEMgrecido em Salvador

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Estudantes baianos terão a oportunidade de revisar conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com a turma do pré-vestibular do Instituto Steve Biko, através do Aulão ENEMgrecido que acontece no domingo (27), das 8h às 17h. A iniciativa reúne professores e dirigentes, proporcionando um reforço para que jovens, majoritariamente negros, possam ingressar no ensino superior.

Lidiane Ferreira, 28 anos, foi aluna do projeto em 2010 e hoje é professora de gramática do Instituto Steve Biko, fala sobre a experiência do aulão. “Eis aqui a prova viva dessa transformação que a Biko faz com as pessoas. Sou a primeira mulher graduada nas famílias paterna e materna. O aulão da Biko atinge àquelas pessoas que, por motivos diversos, não puderam dar continuidade a essa caminhada na instituição, mas também alcança àqueles que não conseguiram ingressar, devido ao número limitado de vagas. O ENEMgrecido é importantíssimo para a comunidade jovem negra, por se tratar de mais uma atividade de aquilombamento proposta pelos quilombos educacionais. A ideia é nos prepararmos para o ENEM, de uma forma mais leve e humana, valorizando os saberes herdados dos nossos mais velhos”, comenta a professora.

Lidiane Ferreira foi aluna do Instituto e, atualmente, é professora – Foto: Arquivo Pessoal

Lidiane explica ainda que o aulão busca levar o conhecimento valorizando o saber dos alunos. “Os alunos percebem que há a necessidade estudar os assuntos considerados tradicionais, pois eles são cobrados. Porém, esses conteúdos são recordados de forma descentralizada, colocando a comunidade negra como autores da sua própria história. Revisaremos os conteúdos dados durante o ano letivo, porém o ENEMgrecido também será um espaço de escuta, de abraços, de empoderamento”, conclui. 

Já para Itana Santos, ex-aluna do pré-vestibular nos anos de 2010 e 2012, quando ingressou na faculdade para cursar enfermagem, o aulão foi fundamental para acessar o ensino superior. “Entrar na graduação foi decorrente do que aprendi no Steve Biko, pois tive ótimos professores e uma metodologia diferenciada”, afirma a enfermeira. 

Itana Santos Foi aluna em 2010 e 2012 quando ingressou no curso de enfermagem – Foto: Arquivo Pessoal

Os inscritos no aulão terão direito a apostila e almoço no local. O investimento é de R$20, valor que serve para custear o material e alimentação. A maratona para o ENEM será na sede do Instituto Steve Biko (Rua do Paço, n°4 – Pelourinho). As inscrições podem ser realizadas pelo número 71-3241-8708 ou por email – secretaria@stevebiko.org.br.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e com especialização em audiovisual pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, assessora de imprensa e idealizadora do portal Notícia Preta, um site de jornalismo colaborativo. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.