Segunda Preta encerra sua 8ª temporada em BH

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Por Fernanda Souza

A Segunda Preta encerra a sua 8ª temporada, na próxima segunda feira (28), no Teatro Espanca, em Belo Horizonte. Desta vez, a homenageada escolhida para o evento Prosa Preta é Nilma Lino Gomes. Formada em pedagogia pela UFMG, e doutora em Antropologia Social pela USP, Nilma foi a primeira mulher negra nomeada reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira nos anos de 2013 e 2014. Autora de livros que tratam a questão racial como Sem perder a raiz, O movimento Negro Educador: Saberes construídos nas lutas por emancipação e Betina, seu primeiro livro de ficção infanto juvenil.

Nilma Lino é a homenageada no encerramento do Prosa Preta – Foto: Claudio Fachel

“Em sua trajetória de pesquisa e obra literária, nos chama atenção para as conquistas e potências da luta pela emancipação de negras e negros no Brasil”, comenta Elisa Nunes, integrante da Segunda Preta. Elisa ainda ressalta que através dos registros de Nilma consegue acessar uma nova ótica sobre o movimento negro enquanto educador. 

Ainda segundo Elisa, o objetivo da Segunda Preta é gerar um espaço de compartilhamento da arte feita por artistas negras e negros, onde é possível apresentar trabalhos embrionários ou já bem desenvolvidos, com o olhar voltado para a negritude em cena.

Toda segunda, após o espetáculo, é realizado um bate-papo com microfone aberto, onde os artistas partilham com o público reflexões sobre os trabalhos da noite.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.