Torcida da Lazio faz saudação nazista antes de jogo pela Liga Europa

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Torcedores da Lazio chegam ao Celtic Park e fazem saudação nazista Getty Images

Se aqui no Brasil o treinador do Bahia deu uma aula sobre racismo e indicou um caminho para avançarmos no tema, as coisas parecem terem regredido na Europa. Duas semanas depois do impactante discurso de Roger, o mundo do futebol é acometido por um absurdo ato racista: torcedores da Lazio, da Itália, fizeram saudações nazistas antes da partida contra o Celtic, válida pela Liga Europa, na última quinta-feira (24).

O fato aconteceu quando a torcida da Lazio chegava ao Celtic Park, em Glasgow, na Escócia. No caminho até o estádio, parte dos torcedores colocava o braço direito para frente, fazendo o cumprimento nazista. Vídeos viralizaram pelas redes sociais registrando o condenável momento. A Lazio perdeu o jogo por 2 a 1.

Não é a primeira vez

No dia 3 de outubro, em partida contra o Rennes, torcedores do time italiano já tinham feito o gesto nazista na arquibancada. Na semana passada, a Lazio foi punida pelo Comitê de Controle e Disciplina da Uefa pelo ocorrido. O clube foi multado em 20 mil euros.

Resquícios da história

Durante o regime de Benito Mussolini, a Itália viveu uma ditadura, onde o mundo acompanhou o desenvolvimento do fascismo após a Primeira Guerra Mundial. Mussolini fundou o Partido Nacional Fascista em 1921. O fascismo serviu de base para o regime que Adolf Hitler viria a implementar na Alemanha na década seguinte, o nazismo. Os atos da torcida da Lazio em pleno 2019, quase cem anos depois, mostram que a herança segue pulsando no sangue italiano.


APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.