Inscrições para exposição no FAN BH encerram na próxima segunda-feira, dia 15

APOIE O NOTÍCIA PRETA

As inscrições para exposições de trabalhos na 11ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN BH) no Ojá – Mercado das Culturas, encerram nesta segunda-feira (15). Podem se inscrever empreendedores de BH, região metropolitana e todas as cidades de Minas Gerais.

Foto: Divulgação

A feira, que já é tradicional no calendário da capital mineira, exibe vasta variedade de mercadorias ligadas à cultura negra. Os empreendimentos podem ser individuais ou coletivos, com produtos de diversas áreas como acessórios, alimentos, artesanato, biojóias, cosméticos, decoração, estética, livros, moda e artes visuais. Pela primeira vez, o FAN BH vai ocorrer em formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais, seguindo todos os protocolos sanitários contra a COVID-19.

Segundo a diretora de Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura Ana Freire, o Ojá integra o evento como um elemento essencial à sua identidade e sua proposta: “Sabemos que a Economia Criativa é também uma importante forma de expressão da cultura popular, da arte e cultura negra em geral. O Ojá é um espaço de grande relevância para empreendedoras e empreendedores que participam da feira e, sem dúvidas, uma das grandes atrações do FAN BH para o público do festival”, afirma.

Nesta edição, o evento tem o tema “Muvuca de Pretuntu” e parte das conexões culturais bantu entre as identidades do Brasil e África. Também terá destaque a aproximação por meio das relações com pessoas negras, exaltando os afroempreendimentos e abrindo espaço para ligações, como também serão realizados desfiles de moda, lançamentos e rodas de conversa.

Leia também: Procon-SP terá canal exclusivo para denúncias de racismo

O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). As inscrições para o Ojá, que em Ioruba significa “mercado”, podem ser realizadas através do site do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.