As inscrições para exposições de trabalhos na 11ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN BH) no Ojá – Mercado das Culturas, encerram nesta segunda-feira (15). Podem se inscrever empreendedores de BH, região metropolitana e todas as cidades de Minas Gerais.
A feira, que já é tradicional no calendário da capital mineira, exibe vasta variedade de mercadorias ligadas à cultura negra. Os empreendimentos podem ser individuais ou coletivos, com produtos de diversas áreas como acessórios, alimentos, artesanato, biojóias, cosméticos, decoração, estética, livros, moda e artes visuais. Pela primeira vez, o FAN BH vai ocorrer em formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais, seguindo todos os protocolos sanitários contra a COVID-19.
Segundo a diretora de Política de Festivais da Fundação Municipal de Cultura Ana Freire, o Ojá integra o evento como um elemento essencial à sua identidade e sua proposta: “Sabemos que a Economia Criativa é também uma importante forma de expressão da cultura popular, da arte e cultura negra em geral. O Ojá é um espaço de grande relevância para empreendedoras e empreendedores que participam da feira e, sem dúvidas, uma das grandes atrações do FAN BH para o público do festival”, afirma.
Nesta edição, o evento tem o tema “Muvuca de Pretuntu” e parte das conexões culturais bantu entre as identidades do Brasil e África. Também terá destaque a aproximação por meio das relações com pessoas negras, exaltando os afroempreendimentos e abrindo espaço para ligações, como também serão realizados desfiles de moda, lançamentos e rodas de conversa.
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O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). As inscrições para o Ojá, que em Ioruba significa “mercado”, podem ser realizadas através do site do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte.