Inscrições para o 16º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul vai até domingo (30)

Snapinsta.app_326095135_1924546477888163_2835865572221473176_n_1080.jpg

O “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe & Outras Diásporas” que completa 16 anos em 2023, está com inscrições abertas até o próximo domingo (30) para registrar projetos audiovisuais a serem selecionados para o evento. A mostra tem o objetivo de privilegiar e valorizar a visão dos cineastas negros no mundo.

A inscrição é gratuita e é direcionado para filmes produzidos por pessoas negras a partir de 2021. O evento criado pelo Centro Afrocarioca de Cinema vai divulgar os projetos selecionados até o dia 20 de junho para serem exibidos no encontro, que será realizado de 24 de outubro a 01 de novembro deste ano, na cidade do Rio de Janeiro.

cinema
Última edição do evento realizado no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Os projetos devem ser inscritos em três categorias disponíveis: curta-metragem, até 25′; média-metragem entre 25’01 a 56′; e longa-metragem com mínimo de 56’01. De acordo com o regulamento, também podem ser inscritos produções para TV e Web, em formato digital. Para participar basta se inscrever aqui.

Considerado uma importante janela do cinema negro da América Latina, o “Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul” tem relações importantes com outros festivais do mesmo seguimento pelo mundo, como o FESPACO (Burkina Faso), o African Film Festival (EUA) e o Ecrains Noirs (Camarões).

O evento leva o nome do idealizador do Encontro de Cinema Negro, Zózimo Bulbul. Um ator, cineasta, produtor e roteirista brasileiro que utilizou suas produções cinematográficas como forma de questionar o racismo e afirmar as contribuições históricas da população negra para a construção do país. Atualmente o evento foi reconhecido como um importante expoente cultural, social e histórico para o município, por meio do o Projeto de lei nº 1546/2022 aprovado pela Câmara de Vereadores da cidade no início do mês.

Leia também: Curso de moda sustentável abre inscrições para jovens negros e indígenas

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top