Inflação dispara, atinge 10% em 12 meses e afeta refeições da população, aponta FVG

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A inflação no Brasil chegou a 10% e estudos mostram que a situação é alarmante, correndo rico demais elevação.

Por Bruna Rocha

A inflação Brasileira está afetando diretamente o consumo alimentar da população, segundo um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e revela que uma xícara de café, acompanhada por um pão na chapa está custando R$5,50, no centro do Rio de Janeiro. Anteriormente, essa mesma refeição era custeada por R$4,40, ou seja, um aumento de 10%.

A inflação pode ter um aumento de mais 7,2% até dezembro deste ano – Foto: Reprodução / Internet

Os economistas justificam que o aumento do preço do café é devido às mudanças climáticas, as geadas e estiagem que prejudicaram o cultivo do alimento. Contudo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, relata que a inflação é um fenômeno global e o Brasil não ficaria “fora deste padrão”.

Bruno Serra, diretor do Banco Central, no entanto, afirma que a inflação brasileira está em outro patamar, superando os demais países. “Está em nível muito elevado, até para o Brasil, acostumado com pressão sobre os preços. Todo mundo tem falado da inflação no Brasil, dois dígitos em doze meses, nível muito elevado, inclusive para o nosso histórico, que é de inflação elevada. [A inflação] vinha comportada até a pandemia, acelerou muito nos últimos 12 meses, mais do que os pares [países emergentes]”, declara em entrevista ao G1.

Assim, a expectativa para os próximos meses é delicada, os números apontam que a situação continuará alarmante, segundo Matheus Peçanha, pesquisador da FGV. Ainda de acordo com Peçanha, a estimativa esperada para inflação até dezembro para o Brasil é de 7,2%. O dobro dos países que ocupam o G20.

O G20 é um  fórum de diálogo informal entre ministros de finanças e presidentes de bancos centrais, com o objetivo de reunir as maiores economias avançadas e emergentes para discutir estratégias de estabilização do mercado financeiro global. 

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.