Quase 70% da população da Baixada Fluminense se declara preta ou parda, segundo Censo do IBGE

985565-18112015-dsc_8932_1.webp

De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 69% da população da Baixada Fluminense se declara preta ou parda. A região concentra a maior parte da população negra do Estado, com 2,4 milhões de pessoas negras em 13 cidades. De acordo com o IBGE, a população negra é o somatório de pessoas que declaram pretas ou pardas.

Japeri está em primeiro no lugar entre as cidades que tem maioria da população negra com 76,6%, em segundo lugar aparece Belford Roxo com 72,7% da população, e a cidade de Queimados aparece em terceiro com 72%. Mas em número absoluto, Duque de Caxias é a cidade com o maior número de pessoas negras, sendo 556 mil pessoas.

Os dados foram colhidos pelo IBGE nas 13 cidades da Baixada Fluminense, em 2022 – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

Ainda em números absolutos, Nova Iguaçu aparece em segundo lugar com 528 mil pessoas que declararam pretas ou paradas, e Belford Roxo é a terceira cidade com 351 mil pessoas negras.

Entre as 13 cidades Baixada, Paracambi foi a cidade com maior percentual da população branca com 39,5%, enquanto 15,7% se declararam pretos e 44,6% se declararam pardos, formando assim 60,3% de população negra na cidade.

Já a população indígenas tem baixa representatividade na população da Baixada. Apenas 0,1% de toda região se declarou indígena, ou seja, 2.614 pessoas. O número de pessoas que se declararam amarelas também foi baixo, a cidade que mais possui amarelos é Itaguaí com 0,4% da população.

De acordo com o IBGE, na pesquisa o entrevistado responde de acordo com a percepção sobre sua cor ou raça, baseado em critérios como origem familiar, cor da pele, traços físicos, etnia e pertencimento comunitário. Há cinco categorias estabelecidas na pesquisa: branca, preta, amarela, parda e indígena.

Leia mais notícias aqui: “Desfazem do artista local”, diz Valesca Popozuda ao criticar a falta de valorização do funk brasileiro

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top