Empreendedores negros enfrentam mais dificuldades financeiras do que brancos, revela pesquisa

fortalecer-o-afroempreendedorismo-1024x683-1.jpg

O estudo “#CoisaDePreto: Uma pesquisa sobre a real jornada dos afroempreendedores brasileiros”, divulgado pelo Google revela que os empreendedores negros (pretos e pardos) sofrem mais com as dívidas do que os brancos.

De acordo com a pesquisa, 21% dos entrevistados negros têm entre 60% e 90% do faturamento de seus negócios comprometidos com dívidas. Já a porcentagem de brancos com a mesma parcela comprometida é bem menor, de 14%.

A diferença é maior se considerados os que começaram o negócio há menos de 6 meses: 17% dos negros têm 100% do faturamento comprometido com dívidas, enquanto a porcentagem entre brancos é de 9%

Atualmente no Brasil há mais de 14 milhões de empreendedores negros. Apesar de 61,9% terem Ensino Superior ou mais, apenas 15,8% possuem renda familiar superior a 6 salários mínimos, segundo dados da pesquisa Afroempreendedorismo.

empreendedores
Atualmente no Brasil há mais de 14 milhões de empreendedores negros

LEIA TAMBÉM: Afroempreendedora inova mercado de lingerie com a Trucss, marca voltada para mulheres trans e travestis

Entre os negros que começaram o negócio há menos de 6 meses, 17% têm 100% do faturamento comprometido com dívidas, enquanto a porcentagem dos brancos é de 9%.

Quando observada a parcela de empreendedores com menos de 10% do orçamento comprometido, os brancos são maioria: 26%, frente a 19% no caso dos negros.

De acordo com o estudo, a desigualdade financeira também se reflete nos planos para o negócio. Enquanto 40% dos negros classificam como um dos principais desafios as contas a pagar e outros 28% conseguir um financiamento, entre os brancos as proporções são de 31% e 21%, respectivamente.

Deixe uma resposta

scroll to top