Dois indígenas Pataxós foram assassinados na noite de terça-feira (17)

whatsapp-image-2023-01-18-at-08.01.42.webp

Dois indígenas da etnia Pataxós foram assassinados a tiros na noite da última terça-feira (17), na BR-101, em Itabela, extremo sul do Estado da Bahia. Segundo a Polícia Civil, as vítimas são Nawir Brito de Jesus, 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25.

A polícia relatou que a dupla foi atingida pelos tiros quando se deslocava do Povoado de Montinho para uma das fazendas que estavam ocupadas pelo grupo indígena Pataxós. O grupo está desde a posse do presidente Lula (1º de janeiro), no processo de retomada do seu território e já ocuparam três fazenda do extremo sul do Estado. As duas vitimas eram engajadas nesse movimento de reconquista das terras Pataxós.

Nawir e Samuel faziam parte do movimento de reintegração das terras Pataxós – Foto: Reprodução/TV Bahia

Pessoas que estavam no local disseram que os disparos foram efetuados por homens em uma motocicleta e as vítimas foram atingidas nas costas. O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Itabela. Ainda não se sabe quem cometeu e o que motivou o crime. A princípio, a Polícia Civil não dará mais detalhes sobre o crime, para que não interfira nas investigações.

Logo após o assassinato, os indígenas fizeram uma manifestação na BR-101, que durou de 19h às 22H. A rodovia ficou interditada por todo o tempo do protesto.

Devido aos conflitos frequentes com os fazendeiros, o Movimento Indígena da Bahia e a Federação Indígena das Nações Pataxós e Tupinambás do Extremo Sul da Bahia (FINPAT) fez pedidos de reforço de segurança dos moradores, aos ministérios da Justiça e dos Povos Indígenas, além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A ministra dos povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, se manifestou sobre o ocorrido em suas redes sociais. “A violência autorizada nos últimos anos por meio do forte armamento, segue matando . A situação no Extremo Sul da Bahia, está cada dia pior, agora a tarde pistoleiros assassinaram dois indígenas em área de retomada do Território Barra Velha em Porto Seguro”, escreveu.

Leia também: Ministério revoga medida que autoriza extração de madeira em terras indígenas

Ela também ressalta ja ter tomado medidas de segurança para o local. “Acionei o Ministério da Justiça para enviar a Força Nacional ao local que está com a BR 101 interditada por indígenas Pataxó, protestando contra estes cruel assassinatos dos jovens Samuel Cristiano 25 anos e Nawi Brito 16 anos.O Território Barra Velha aguarda a Portaria declaratória”, concluiu.

Marina Lopes

Marina Lopes

Marina Lopes é jornalista e escritora juiz-forana, apaixonada pela palavra e por contar histórias através dela.

0 Replies to “Dois indígenas Pataxós foram assassinados na noite de terça-feira (17)”

Deixe uma resposta

scroll to top