Atriz de “Fuzuê” não se considera preta, mas interpretará filha de mulher retinta

Design-sem-nome.png

Interpretando filha de mulher retinta em “Fuzuê”, Giovana Cordeiro se autodeclara branca, mas interpretará uma parda, não me auto intitulo uma mulher preta, não é assim que eu me vejo, revelou ela em entrevista exclusiva ao Notícia Preta na coletiva de lançamento da nova novela das 19h, que ocorreu nesta terça (1) nos Estúdios Globo. A atriz acha “fantástico” o momento de representatividade que as mulheres negras tem protagonizado.

Giovana viverá Luna, a personagem fará parte da trama central da novela ‘Fuzuê’ e será filha de Maria Navalha que será interpretada por Olivia Araújo, uma mulher retinta que tem na paternidade de Luna (Giovana Cordeiro) seu grande amor mistério. Em exclusiva ao NP, Giovana revelou que apesar de interpretar personagem parda e filha de uma retinta, não se declara como negra.

Me fizeram essa pergunta, ela tem sido recorrente, desde Verão 90 isso começou a ser questionado, mas eu não me considero, não me auto intitulo uma mulher preta, não é assim que eu me vejo, mas nesse momento eu carrego toda essa história que é filha de Maria Navalha, então isso pra mim é muito simbólico, é uma mulher de fé, uma mulher do axé.”

fuzuê
Giovana será Luna em Fuzuê – Foto de: João Miguel Júnior/ Globo.

Conforme convenção do IBGE, no Brasil, negro é quem se autodeclara preto ou pardo, pois população negra é o somatório de pretos e pardos. Para fins políticos, negra é a pessoa de ancestralidade africana, desde que assim se identifique.

Sobre representatividade de mulheres negras na sociedade a Giovana disse que acha “fantástico que nesse momento, essas mulheres, essa potências, essas artistas estejam ocupando lugares que são delas e que já deveriam ser a muito tempo”.

Entretanto, mesmo não sendo negra, Cordeiro também disse achar importante que as novelas consigam “representar o Brasil em sua máxima diversidade“.

Eu tenho dentro de casa uma menina negra que se vê que se olha e se reconhece nessas personagens e a partir delas encontra possíveis caminhos também pra sua trajetória e sua história, então eu nesse lugar de tia, também fico muito feliz de estimular que ela consuma esse tipo de conteúdo” disse Giovana que também ressaltou que as novas gerações estão mais conscientes.

A atriz Olivia Araújo viverá Maria Navalha a mãe de Luna em Fuzuê. Também perguntada sobre representatividade de mulheres negras, Olívia confessou ao NP que está muito feliz e que ela “está agradecida por todas as pessoas que dobraram o joelho rezando”, por ela, se referindo a família e amigos.

“Tô me sentindo agradecida por esse abraço que as pessoas tem dado a mim, recebendo esse personagem tão incrível que é a Maria Navalha, e ao mesmo tempo com uma responsabilidade grande de levar esse personagem pra frente.”

Fuzuê
Olivia Araújo será Maria Navalha- Foto de: João Miguel Júnior/ Globo.

Olivia contou sobre sua personagem e disse que “Maria navalha é mãe da Luna, é uma cantora da noite, uma mulher controversa, mas muito verdadeira, muito original, que fala em caixa alta, uma mulher encantadora no meu ponto de vista.”

Giovana, também revelou na exclusiva que é umbandista e se sente honrada com a energia das personagens que nas palavras dela “caminha por esse gingado aí dessa malandra da Lapa.”

“Até me arrepiei de falar isso, porque me conectar com essa energia da Maria Navalha pra esse momento que fala de acolhimento, estamos falando de uma novela, a dimensão disso é nacional. E desmistificar essa figura…a gente não tá falando exatamente da entidade da pomba-gira, mas tá falando de uma mulher que carrega algumas características bem parecidas e eu bebo um pouco dessa fonte na construção da Luna… As vezes antes entrar em alguma cena que tem que ser mais firme ou que ela tenha que se colocar, ou ter jogo de cintura, eu já falo, ‘eu sou filha de Maria Navalha, vamo lá!'”. Disse Giovana.

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top