Festival Macucultura sobre os saberes quilombolas será realizado até próximo dia 12

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Festival de Artes e Cultura das Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha (MG), Macucultura, acontecerá entre 06 e 12 de junho de forma virtual. Os participantes poderão acompanhar diversas apresentações artísticas, oficinas, rodas de conversa e exposições, além de mostras sobre saberes e fazeres do povo quilombola, guardião de tradições seculares.

Imagem da edição 2020, ainda de forma presencial – Foto: Divulgação/Macucultura

Segundo Jussara Costa, idealizadora do projeto, o festival é estruturado para encontrar o público por meio das plataformas online. “O Macucultura 2021 deseja estabelecer pontes, diálogos e aproximações com a cultura quilombola sem perder a essência das edições presenciais dos anos anteriores”. Ela ainda destaca que não é possível replicar o presencial, mas, complementá-lo. “Vamos oferecer algo único de forma a aprofundar a experiência do público, assim dar aquele gostinho do que estará disponível nos próximos eventos”, explica.

Leia também: Festival Luz Del Fuego debate a presença de mulheres na produção executiva de eventos

Jussara completa que, desta maneira, será possível viabilizar melhor as estratégias de conscientização das riquezas naturais e culturais, a importância da luta por defesa do território. “Toda programação visa ainda a promoção da autoestima das nossas crianças, jovens, adultos e idosos que residem nas comunidades rurais e quilombolas. Na medida do possível vamos buscando capacitações para geração de renda, aliando os novos saberes e técnicas, possibilitando o protagonismo dessas pessoas”, disse.

Histórico
O Macucultura é promovido pela comunidade quilombola Macuco envolvendo inicialmente as comunidades de Gravatá, Mata Dois e Pinheiro, além do Macuco, onde residem ao todo cerca de 500 famílias. Elas integram o município de Minas Novas fazendo parte da Rota dos Quilombos, sendo articuladas por meio da APROMIG – Associação Quilombola dos Moradores e Produtores Rurais das Comunidades de Macuco, Mata-Dois, Pinheiro e Gravatá.

Este ano será a quarta edição do evento e, para saber toda programação e obter mais informações sobre o Festival Macucultura, clique aqui.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.