Exposição “Caminhos” mostra a Ancestralidade negra em bordados

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A partir da próxima quinta-feira (13), estará disponível para visitação a exposição “Caminhos”, da designer de moda Oluyiá França e sua mãe, a arte educadora Teresa França, na Casa Balea, em Olinda (PE), às 18h.

Oluyiá e Teresa vão expor a partir do dia 13 de janeiro – Foto: Divulgação

São cerca de 50 peças em que, mãe e filha criam histórias e elos que geram discussão coletiva e não enxergam suas obras como produto. “A moda é um conceito social, político e histórico e o mercado independente é o que traduz a moda brasileira na atualidade”, resume Oluyiá.

“As ideias podem nos levar anos-luz longe do lugar que chamamos de casa, só para retornarmos sabendo que já tínhamos tudo o que precisávamos desde o começo”, conclui Teresa. Elas citam a autora do afrofuturismo Yatasha Wowack. “A escolha que você não conhece é uma escolha que você não tem”

Elas ressaltam ainda que o saber manual é base para expressão da ancestralidade, os insumos são artigos geracionais, tanto de gerações passadas quanto das possibilidades de criar e gerar o novo. Teresa e Oluyiá alertam que as peças trazem especificidades culturais que, se continuarem a não serem contempladas, o abismo para o diálogo será cada vez maior. “É necessária a luta e a afirmação como corpos políticos negros”, afirmam.

Leia Também: Musical “A Cor Púrpura” reestreia no Rio de Janeiro

A Diáspora é signo de movimentos complexos, de reveses e avanços, de afirmação e negação, de criação e mimese, de cultura local e global, de estruturas e singularidades, de rompimento e reparação. A utilização de pontos básicos do bordado aprendidos na infância, linhas de diversas texturas e localidades, tecidos escolhidos, rendas e aplicações de décadas variadas”, finalizam.

CAMINHOS – Por Oluyiá e Teresa França

Abertura 13.01.22 (Quinta-feira), às 18h

Casa Balea / A Casa do Cachorro Preto – Rua Treze de Maio, 99 – Cidade Alta – Olinda /PE

Visitação de quarta a domingo 16h às 22h

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.