Evento jurídico no Mês da Mulher oferece bolsas para estudantes e profissionais negras

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Nos dias 13, 20 e 27 de março será realizada, ao vivo e online, a imersão “Juristas Negras: vivências e epistemologias ancestrais”. A partir de uma abordagem teórico-vivencial, o objetivo é fomentar a construção e o reconhecimento da identidade de mulheres negras que atuam no universo jurídico enquanto estudantes ou profissionais.   

 
Os encontros serão conduzidos por Chiara Ramos e Lívia Sant’Anna Vaz, ambas com  trajetórias de sucesso no serviço público, costumam inspirar outras mulheres a ocupar cargos de poder: “Foram anos de apagamento da nossa relevância intelectual, dos nossos saberes ancestrais, agora é hora de ocuparmos os espaços que nos foram negados por séculos”, aponta Chiara Ramos.

A iniciativa  – que está em sua terceira edição – costuma contar com perfis diversos em todas as turmas: “recebemos acadêmicas de direito, juízas, procuradoras, defensoras públicas. Uma das propostas da Imersão é promover o acolhimento e a troca de saberes entre as participantes, independente do papel social que aquela jurista desempenhe. São em nossas vivências enquanto mulheres negras que nos reconhecemos”, afirma Lívia Vaz.   


Oportunidade
Através de um processo seletivo, haverá a oferta de bolsas para juristas negras interessadas em fazer parte da atividade. Para concorrer, é necessário responder ao formulário disponível aqui até o dia 28/02. O resultado será divulgado até o dia 05/03 nas redes sociais das facilitadoras. 

Solidariedade

Repetindo uma prática de sucesso nas edições anteriores, o evento também está recebendo inscrições de pessoas e instituições que queiram custear a participação de mais juristas negras na Imersão.  “Possibilitar o acesso de mulheres negras a programas de estudos, oportunidades profissionais ou de crescimento pessoal é uma das formas de ser antirracista e, de certa forma, ser ponte para os novos horizontes  na vida de alguém”, concluiu Amanda Alves, bolsista da primeira edição da Imersão.  

Serviço
Quando:  13, 20 e 27/03, das 16h às 18h. 
Inscrições para custear bolsas: bit.ly/ApoieUmaJuristaNegra3
Inscrições para se candidatar a uma bolsa: bit.ly/ChamadaParaBolsistas3
Todas as informações sobre o evento: bit.ly/ImersãoJuristasNegras3
Instagram: @professorachiara; @liviasantanavaz

APOIO-SITE-PICPAY

Thiago Augustto

Um filho negro adotado. Thiago Augustto faz questão de marcar sua existência pela raça e pela oportunidade de viver. Transformou o tabu da adoção num grande motivo de orgulho. É criador de conteúdo e palestrante. Se formou em jornalismo em 2014, desde então, trabalha na TV Globo Recife, atuando como produtor e repórter. No Notícia Preta, é editor e coordena os colaboradores das regiões norte e nordeste. Em 2021, criou o Futuro Black - um banco de talentos e de fontes profissionais pretas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.