Estudantes da UFOP praticam ‘blackface’ em festa de repúblicas

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) viralizou nas redes sociais na última terça-feira (03), após fazer “blackface” na tradicional festa “Miss bixo” das repúblicas no início do semestre letivo. Segundo moradores da casa “Cravo e Canela”, envolvida no caso, as pessoas representavam personagens de desenho animado. 

Pelo menos três estudantes pintaram o rosto e partes do corpo com tinta para representar Mutley, um cachorro, e os Irmãos Rocha. Em nota divulgada pela UFOP, a instituição informa que características dos grupos sociais que compõem a sociedade não são fantasias e recebeu denúncias através da ouvidoria. “Sobre a caracterização de estudantes no último fim de semana, que foi apontada como um ato racista, a Ouvidoria da UFOP confirmou que recebeu as denúncias, as quais serão formalizadas diretamente no sistema e encaminhadas aos setores responsáveis”, afirma a nota.

Leia também: “Fiquei com raiva, vergonha e triste”, diz universitário que recebeu ofensas racistas

Já a república “Cravo e Canela”, em pronunciamento, diz ser “tradição dos estudantes se fantasiar e se pintar para a apresentação da equipe”, e, além de repudiar qualquer ato de preconceito, estão abertos para diálogo. “Pedimos desculpas aos que se sentiram ofendidos pela forma como representamos esses personagens. Em nossa república repudiamos qualquer ato de racismo, e estamos abertas para esclarecer e debater sobre essa questão, mas esclarecemos que não fizemos Blackface para representar pessoas pretas. As fantasias pretendiam representar os personagens fictícios”, finaliza a nota.

Leia a nota da Universidade Federal de Ouro Preto na integra

Na última semana, uma escola particular em Varginha, Sul de Minas Gerais, postou a foto de uma professora com “Black Face” e apagou a postagem após repercussão negativa nas redes sociais. A publicação foi realizada na quarta-feira (27) e apagada no dia seguinte, quinta-feira (28).

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.