Escritora gaúcha lança livro abordando a subjetividade da mulher negra

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Obra nasce de poesias feitas durante o isolamento social e tem inspiração na “escrevivência” de Conceição Evaristo

Será lançado nesta sexta-feira (4), às 20 horas, o livro Sujeita, da jornalista e escritora gaúcha Brenda Vidal, 24 anos. O evento será realizado no canal do YouTube da Editora Todas Escrevemos. Sujeita é a obra de poesias e a estreia da escritora e, segundo Brenda, o livro precisava sair porque “uma vontade de escrever que pinicava feito coceira das brabas”. 

Capa do Livro Sujeita que será lançado nesta sexta-feira – Foto: Divulgação

“Estou sujeita, mas reivindico ser sujeita. Sou sujeita do meu destino. Teimosa, insurgente, determinada, urgente, subo sem que me deem permissão, movo as estruturas, and still I rise  – Maya Angelou que me disse”. 

Este é um trecho do poema Sujeita, texto que dá nome ao livro e, ao todo, são mais de 90 páginas de poesias, com forte influência da estética poética contemporânea. 

Ainda segundo Brenda, várias mulheres, escritoras e compositoras influenciaram sua escrita, como Ana Cristina César, Hilda Hilst, Conceição Evaristo, Ava Rocha, Luedji Luna. Além disso, ela ressalta que sua produção tem como inspiração a “escrevivência”, estética criada pela própria Conceição Evaristo. “O livro se guia pela temáticas do balé planetário da astrologia, pelo flerte com escritos eróticos, além de textos sobre o que a mulher negra está Sujeita – à pobreza, à solidão, à hiperssexualização, ao racismo – e ao que mulher negra quer ser Sujeita – aos afetos, apaixonamentos, desejos e reflexões”, afirma a escritora.

Pré-venda e lançamento 

Desde o dia 26 de novembro, a obra está em fase de pré-venda. O lançamento oficial será hoje, 4 de dezembro, e marcado por uma live com a autora, a produtora executiva e fundadora da Todas Escrevemos, Camila Alexandrini, e com a realizadora do projeto gráfico do livro, fotógrafa e também fundadora da Todas Escrevemos Iasmin Schleder. 

Serviço

Lançamento de Sujeita, livro de poesias de Brenda Vidal.

Dia 04/12, às 20h

Live com transmissão via YouTube, no canal oficial da Todas Escrevemos https://www.youtube.com/channel/UCRaXKV3Oi2dMy_iX5WQW2Wg

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.