Ruanda eleva preços da gasolina e diesel sobre preocupações com a guerra na Ucrânia

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Via Reuters

Os preços da gasolina e do diesel na bomba aumentaram no Ruanda nesta segunda-feira, disse o regulador de serviços públicos, em meio à instabilidade no mercado global de petróleo causada pela invasão russa da Ucrânia em fevereiro.

Um trabalhador segura um bico para bombear gasolina em um veículo em um posto de combustível em Mumbai, Índia, 21 de maio de 2018. Foto: REUTERS/Francis Mascarenhas

Ruanda estabilizou os preços das bombas de combustível desde maio de 2021, esquecendo alguns impostos sobre produtos petrolíferos, em uma tentativa de amortecer a inflação.

Leia também: África pode ser duramente atingida pela perda das exportações ucranianas de grãos, diz instituto

Mas na segunda-feira o país sem terra aumentou o preço da gasolina em 8,2%, para 1.359 francos ruandeses (US$ 1,32) por litro e o diesel 13,9% para 1.368 francos ruandeses (US$ 1,33) por litro nos próximos dois meses, disse Deo Muvunyi, chefe da Autoridade Reguladora de Utilidades de Ruanda.

“Vimos esses aumentos esperados com base nos preços internacionais”, disse o governador do banco central de Ruanda, John Rwangombwa.

A guerra na Ucrânia aumentou as preocupações com a oferta que já sustentava os preços em todo o mundo. As sanções impostas à Rússia e à evasão do petróleo russo já levaram a uma queda na produção e levantaram temores de perdas maiores.

“O problema do combustível é que afeta outros setores. O combustível começou a aumentar antes mesmo da guerra (na Ucrânia), a guerra adicionou combustível ao fogo”, disse Rwangombwa.

Robert Bafakurera, presidente da federação do setor privado, disse esperar que os efeitos sobre outros itens e os preços subam. “Pode afetar todos os produtos importados”, disse ele.

Depois de ser duramente atingida pelo impacto das restrições do coronavírus, a economia expandiu mais de 10% no ano passado, mas o ministro das finanças de Ruanda prevê pressões inflacionárias para reduzir o crescimento para apenas 7,2% em 2022. 

($1 = 1.027.0000 francos ruandeses)

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.