Bloco A Mulherada homenageia orixá Nanã na quinta-feira de Carnaval

WhatsApp-Image-2024-01-31-at-18.12.21.jpeg

Completando 23 anos de existência, o Bloco Afro A Mulherada chega no Carnaval 2024 trazendo o tema “Sob o manto de Nanã: a origem da humanidade”, na quinta-feira (8/2), circuito do Campo Grande, com concentração a partir das 17h,.

As 500 foliãs vão celebrar a diversidade cultural e espiritual da religião afro-brasileira, destacando a figura poderosa de Nanã, a deusa das águas e da ancestralidade. A concentração será ao lado do Hotel Wish (antigo Hotel da Bahia).

O Bloco, formado apenas por mulheres, desfila na quarta-feira – Foto: Akva Souza

“Mantemos nosso compromisso contínuo com o fortalecimento do empoderamento de jovens, mulheres negras e pessoas LGBTQIA+. Esses grupos têm sido parte ativa da instituição ao longo dos anos e merecem ser reconhecidos e apoiados. O principal conceito deste tema é realizar intervenções artísticas durante o carnaval, apresentando um trabalho profissional de alta qualidade”, afirma Paula Érica Figueiredo, presidente do Bloco.

A Mulherada, ao homenagear a divindade Nanã durante o desfile, busca celebrar a herança africana e promover a igualdade de oportunidades, independente de gênero, raça/etnia, orientação sexual, classe social e outras formas de diversidade.

O cortejo feminino estará sob a coordenação e coreografias de Tati Campelo e Juliete Ribeiro. Serão oito alas: Ala da Diversidade com 40 percussionistas junto à Orquestra de Xequerê Agbelas, Abre Alas com 40 Rainhas Afros, Ala de Dançarinas (Alas Oxumarê, Ossain, Ewá, Nanã, Irôko), Ala de Baianas, e foliões.

A figura de Nanã simboliza a sabedoria, a ancestralidade e a conexão com elementos essenciais para a vida e a espiritualidade, como as águas. Durante o desfile, os trajes e adereços das participantes incorporam elementos naturais, como água, terra e vegetação, juntamente com cores e símbolos tradicionalmente associados ao Orixá.

O desfile do Bloco A Mulherada é comprometido com a sustentabilidade, incorporando práticas ambientais responsáveis como a utilização de materiais recicláveis nos figurinos e adereços.

História – O Bloco Afro A Mulherada é representado pelo Instituto A Mulherada, surgido em 2001. Nestes 23 anos, o Instituto vem trabalhando com ações afirmativas de inclusão da população negra, visando a divulgação da cultura de matriz africana a potência da mulher negra.

Leia também: Dia de Iemanjá do Arpoador, no Rio, reunirá atrações artísticas e religiosas, gratuitamente

No Carnaval deste ano, o bloco A Mulherada tem apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Programa Ouro Negro 2024, e da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador no Programa Salvador Capital Afro.

SERVIÇO
O que: Bloco A Mulherada desfila no Campo Grande
Quando: quinta-feira, 8 de fevereiro, a partir das 18h
Onde: Circuito Campo Grande

Deixe uma resposta

scroll to top