Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra alerta para desigualdade racial nas políticas públicas de saúde

APOIE O NOTÍCIA PRETA

No dia 27 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra. A data, estabelecida em 2007, pela Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, tem oobjetivo de chamar a atenção de profissionais e gestores de saúde para as necessidades de pessoas negras. 

Estudos científicos apontam que doenças como anemia falciforme, hipertensão arterial e diabetes mellitus afetam principalmente a população negra. Segundo dados do Ministério da Saúde, jovens negros do sexo masculino são as principais vítimas de suicídio. Tais índices evidenciam a urgência demedidas para promover o acesso de pessoas negras a serviços de saúde.

A desigualdade racial resulta em altas taxas de mortalidade materna e infantil, maior número de óbitos, causados por doenças crônicas e infecciosas, entre pretos e pardos. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), instituída em 2009, reconhece o racismo institucional como fator determinante nas condições de saúde. De acordo as diretrizes da PNSIPN, é preciso estabelecer ações garantir à população negra o direito constitucional à saúde.

APOIO-SITE-PICPAY

Louise Freire

Jornalista e apaixonada por livros. Concluiu sua graduação em 2016 e no mesmo ano estagiou em uma revista. Participou da produção de um programa da TV Brasil e trabalhou como produtora audiovisual.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.