Comissão da Verdade sobre a Escravidão no Rio Grande do Sul disponibiliza Biblioteca Virtual 

books-1680953_1920.jpg

Com a intenção de compartilhar conhecimento para a comunidade negra e também entre os interessados em debates raciais, a Comissão da Verdade sobre a Escravidão no Rio Grande do Sul (CVEN/RS) disponibiliza uma biblioteca virtual no seu site com livros de referências, relatórios, diagnósticos, produções literárias e artísticas sobre relações etnicorraciais no Brasil e no mundo. 

Layout do site que disponibiliza a Biblioteca Virtual – Foto: Divulgação Internet

Na plataforma digital são 263 arquivos distribuídos nas categorias Comunidades Tradicionais; Cultura Africana e Afro-brasileira; Educação; História da Escravização no Brasil; Lutas e Resistências; Memória, Verdade e Justiça – Justiça de Transição; Mídia; Mundo do Trabalho; Saúde e Segurança Pública e Direitos Humanos. 

Para Laura Zacher, membro convidada da CVEN, a biblioteca tem a função de democratizar o acesso a bibliografias essenciais relacionadas a questões etnicorraciais, estudos e pesquisas sobre racismo e antirracismo. “Demos ênfase para a produção intelectual negra local, nacional e internacional. Coleções clássicas, como o Selo Negro e Feminismos Plurais estão na íntegra”, explicou. 

Ainda segundo Laura, o acervo de conteúdos pode ser acessado direto pelo celular e contém diversos livros integralmente disponíveis que já não se encontram a venda, apenas em bibliotecas universitárias. 

Para acessar o conteúdo, basta clicar.

4 Replies to “Comissão da Verdade sobre a Escravidão no Rio Grande do Sul disponibiliza Biblioteca Virtual ”

  1. Andressa disse:

    Boa tarde. Adorei a matéria! Teria o link da plataforma? Não encontrei no site da instituição.

    1. Igor Rocha disse:

      Bom dia, Andressa. Já atualizamos a notícia com o link do acervo. Abraços

  2. Nina Lopes disse:

    Olá, boa tarde! Como faço para acessar a biblioteca?

    1. Igor Rocha disse:

      Bom dia, Nina. Já atualizamos a notícia com o link do acervo. Abraços

Deixe uma resposta

scroll to top