Angola: Mineiros encontram maior diamante rosa em 300 anos

diamente.jpg

Mineiros angolanos descobriram um diamante rosa nesta sexta-feira (27) com cerca de 170 quilates, conforme anunciado pela operadora da mina, a empresa australiana Lucapa Diamond Company. A descoberta é a mais significativa dos últimos 300 anos. A pedra foi batizada de “Lulo Rose” (Rosa de Lulo, em português).

O diamante foi localizado na mina Lulo – Foto: Divulgação Lucapa Diamond 

“Apenas um em cada 10 mil diamantes é todo coberto pela cor rosa. Então, certamente estamos olhando para um artigo muito raro quando encontramos um diamante rosa muito grande”, afirma o CEO da companhia, Stephen Wetherall.

De acordo com a companhia estatal de Angola que administra o mercado de diamantes, a peça será leiloada. Antes do processo de leilão, a peça passará por corte e polimento, para que atinja seu valor total de mercado. Até o momento, não foi divulgado o preço estimado do objeto. 

Leia também: “Realmente vivendo um sonho”, diz L7nnon ao lado do rapper Tion Wayne

Apesar do tamanho e raridade, o diamante não está entre os maiores já encontrados na África. Em 1905, um diamante de 3,1 mil quilates foi descoberto na África do Sul. O diamante mais caro já vendido foi o Pink Star de 59,6 quilates, que foi arrematado em 2017, em um leilão em Hong Kong, pelo valor de US$ 71,2 milhões (R$ 371 milhões na cotação atual). 

Angola está entre os dez países com maior produção de pedras preciosas do mundo.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

Deixe uma resposta

scroll to top