Empresária desenvolve calcinhas que ajudam na qualidade de vida e saúde de mulheres trans

foto.webp

A empresária Silvana Bento tem 47 anos, é uma mulher cis, e assumiu uma missão: ajudar mulheres trans. Ela é proprietária da Trucss, uma empresa que ajuda na qualidade de vida dessas mulheres, com a produção de calcinhas especiais para este público. De acordo com Silvana a calcinha que foi desenvolvida por ela, ajuda na prevenção de doenças urinárias e faz com que as mulheres trans passem a se hidratar mais.

Silvana é técnica em Hemoterapia, e contou em entrevista exclusiva ao Notícia Preta que a ideia surgiu enquanto ainda estava na área da saúde. “Trabalhando em hospitais aqui em SP como técnica em Hemoterapia acabei me deparando apenas com mulheres trans realizando cirurgia nos rins ou fazendo hemodiálise por ficarem segurando a urina por muito tempo, devido a técnica que elas usavam para acomodar a genitália por entre as pernas” , disse ela.

Decidi por a mão na massa e criar a calcinha mesmo sem saber costurar” contou a empresária.

Silvana Bento é fundadora e CEO da Trucss /Foto: Divulgação

O uso da técnica com fitas adesivas só é retirado a base de água ( banho) e para não aumentar a vontade de ir ao banheiro não se hidratam também ocasionando sérios riscos à saúde”, explicou a empresária, que decidiu desenvolver a calcinha, depois que uma paciente trans veio a óbito na sala de hemodiálise ao seu lado.

As peças da Trucss Moda Inteligente, ajudam essas mulheres a terem qualidade de vida. Silvana conta como funciona:

“Minhas peças se bastam por si só… não tem a necessidade da fita adesiva… Ela é prática e indolor aquendar com as Trucss estando no tamanho certo ( trabalhamos sobre medidas ). Temos 16 variações de tamanhos“, explicou ela.

A empresária acredita que as peças são mais que produtos estéticos e acessórios, para ela são “produtos de utilidade pública… deveriam ser distribuídas gratuitamente no SUS”. Recentemente, Silvana deu início a este objetivo, com um ideia legislativa com o objetivo de levar essas calcinhas a mais mulheres trans, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A ideia foi tão bem recebida, que a meta de 20 mil apoios foi superada. “O último passo é conseguir alguns deputados e senadores que queiram lutar com a gente nessa causa. Nós tivemos a meta batida, mas a luta não termina aqui. Tem muita coisa ainda pela frente“, explica Silvana.

Ainda com seu trabalho em prol da comunidade trans, a empresária destaca também as inovações preparadas para 2023, pensando em todas as idades. É a coleção kids e teen, que tem a mesma missão de ajudar pessoas trans mais jovens. “Crianças trans existem e nós da Trucss vamos acolher também“, disse Silvana, que já começou a divulgar nas redes da empresa.

Leia mais notícias aqui: Mulheres, pessoas trans e desempregados têm saúde mental mais abalada

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top