28 alunos tiraram nota mil na redação do Enem 2020

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Na segunda- feira (29), o Ministério da Educação divulgou as notas dos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apenas 28 alunos tiraram nota máxima na redação, que teve o seguinte tema: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. O índice vai de zero a mil.

As notas podem ser conferidas na Página do Participante utilizando CPF e senha. Estão disponíveis as notas do formato impresso, digital e do Enem PPL, prova realizada pelos adultos privados de liberdade e por jovens sob medidas socioeducativas.

Apenas 28 alunos tiraram nota máxima na redação. Foto: Aline Nascimento/G1

Considerando os últimos oito anos (2013 até 2020), a quantidade dos estudantes que gabaritaram a redação é a menor e a causa pode ter relação com o alto nível de abstenção do exame, o maior da história. Em contrapartida, mais de 87 mil candidatos zeraram a prova em comparação aos 28 alunos que tiraram nota mil. Os principais motivos foram: texto em branco, fuga ao tema e cópia dos conteúdos motivadores.

As médias nas demais áreas de conhecimento foram: 

  • Linguagens: 523,98
  • Matemática: 520,73
  • Ciências Humanas: 511,64
  • Ciências da Natureza: 490, 39

Enem 2020

A realização do Enem ocorreu em meio ao disparo de casos de Covid-19 no Brasil e no mundo. Muitos estudantes, em especial de escolas públicas, solicitaram o adiamento do exame nas redes sociais devido às condições de ensino inadequadas. De acordo com o Censo Escolar de 2020, crianças e jovens negros são a maioria das matrículas da rede pública.  

O Ministério da Educação promoveu uma enquete com os inscritos para saber o melhor período para a realização da prova, mas não considerou a data escolhida pelos alunos, que foi o mês de maio. A versão impressa do exame foi realizada nos dias 17 e 24 de janeiro deste ano. 

APOIO-SITE-PICPAY

Victória Henrique

Victória Henrique é estudante de Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante um ano foi apresentadora de um programa sobre educação no YouTube da Mídia NINJA e hoje é colaboradora do Notícia Preta e colunista da Mídia NINJA. Pela UFF, pesquisa experiências em rede, com foco na atuação de mídias independentes no Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.