“Benedito”: Novo single de Dudu Valdez aborda violências contra o povo preto e resistência

IMG-20230830-WA0154.jpg

Um escravizado que, após um dia quente e exaustivo de trabalho e depois de sofrer uma sessão de tortura, arquiteta com sua filha um plano para incendiar o canavial do senhor de engenho. Ao mesmo tempo, ele mantém acesa a sua esperança por dias melhores, através de sonhos com São Benedito, que o aconselha e o encoraja a tomar medidas reativas.

Essa é a história da música/clipe “São Benedito”, que o cantor e compositor Dudu Valdez lançou nesta sexta-feira (01) em todas as plataformas digitais.

No sincretismo religioso, São Benedito é Ossain, orixá conhecedor das ervas medicinais. A ideia do clipe é contar uma história que se movimenta ao longo do tempo: ora se passando no passado escravista, ora se passando no tempo presente ao denunciar algumas permanências vividas pelo povo negro no Brasil, como a precarização do trabalho, a maior exposição à violência policial, ente outras. 

Wildson França e Átila Bee são os atores negros protagonistas que representam São Benedito e o escravizado/trabalhador urbano atual, respectivamente.

 Ao longo do clipe, o compositor Dudu Valdez interpreta o trovador que canta e narra a história.

O Brasil foi o país que mais recebeu escravizados africanos: pelo menos 4,9 milhões de pessoas. No entanto, nas últimas décadas, a renovação da historiografia brasileira, bem como o impacto desses estudos nas produções audiovisuais como filmes e novelas, nos romances históricos e no cancioneiro popular, vem revelando aspectos que são fundamentais para a superação do racismo e, portanto, para a formação do povo brasileiro: as diversas formas de resistência à escravidão que os africanos desenvolveram no Brasil“, ressalta Dudu Valdez.

Contemplada no edital cultural Sesi Firjan, a música “Benedito” lança luz para algumas dessas formas de resistência: a complexidade do conhecimento biomedicinal, o sincretismo religioso, as sabotagens às fontes de lucro dos senhores, a organização de irmandades religiosas dedicadas a santos pretos como São Benedito. 

Confira o clipe de “Benedito” no link:

Leia também: Rapper 50 Cent joga microfone durante show em Los Angeles e deixa mulher ferida

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top