A Academy of Motion Picture Arts and Sciences anunciou na manhã desta segunda-feira (15), os indicados ao Oscar 2021. Viola Davis foi indicada ao prêmio de melhor atriz por sua interpretação em Ma Rainey’s Black Bottom- “A voz suprema do Blues”, filme que também rendeu a indicação póstuma de melhor ator para Chadwick Boseman, falecido em agosto de 2020.Com a indicação, Davis, que no filme interpreta a cantora afro-americana conhecida como a “mãe do blues”, Ma Rainey, chega a quatro indicações pela academia e torna-se a mulher negra que mais vezes foi indicada a um Oscar.
Em 2017 Davis recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante pela atuação em “Um Limite Entre Nós” e em 2012 chegou a disputar o prêmio de melhor atriz por “Histórias Cruzadas”, quem foi premiada aquele ano foi a atriz Meryl Streep. Viola foi nomeada pela primeira vez em 2009, na categoria Melhor Atriz Coadjuvante pelo desempenho no filme “Dúvida”.
Mulher negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
Apesar do destaque em ser a mulher negra mais vezes nomeada ao Oscar, Davis, não defende esse recorte entre as mulheres negras e já se posicionou diversas vezes sobre a ausência de histórias de pessoas negras e personagens negros no audiovisual.
Em 2017, quando ganhou o Emmy por sua personagem, a advogada Annalise Keating, em How to Get Away with Murder, a atriz iniciou seu discurso de agradecimento citando a abolicionista Harriet Tubman: “Na minha mente eu vejo uma linha. E além dessa linha eu vejo campos verdes, flores lindas e belas mulheres brancas, com seus braços esticados tentando me alcançar além daquela linha, mas eu não me vejo e não sei como chegar lá eu não consigo passar daquela linha”, citou a atriz que destacou em seguida que “a única coisa que separa mulheres de cor (women of color, no discurso em inglês) de qualquer outra pessoa é a oportunidade”.
A ausência de representatividade de pessoas não-brancas na premiação e a falta de mulheres indicadas em categorias que não sejam exclusivas femininas, rendeu duras críticas a academia na edição de 2020 do Oscar, mas, esse ano não foram notadas muitas diferenças no perfil das indicações. A diferença talvez seja a categoria Melhor Ator Coadjuvante que reúne três atores negros: Leslie Odom Jr. Pela sua atuação como o cantor de soul Sam Cooke em uma “Uma Noite em Miami” e Daniel Kaluuya e Lakeith Stanfield que atuam em “Judas e o Messias Negro”, filme sobre o partido Panteras Negras nos Estados Unidos. “Judas e o Messias Negro” também foi indicado aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Canção Original, Melhor Roteiro Original e Melhor Fotografia.
A cantora e atriz Andra Day, igualmente, concorre ao prêmio de Melhor Atriz pela atuação no filme Estados Unidos Vs Billie Holiday e “Destacamento Blood”, filme de Spike Lee, que tem Chadwick Boseman no papel principal, concorre apenas na categoria Melhor Trilha Sonora.
0 Replies to “Viola Davis recebe 4ª indicação ao Oscar e se torna a mulher negra mais vezes indicada ao prêmio”