Dona Ivone Lara ganha estátua de bronze na Tijuca

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Dona Ivone Lara, a Primeira Dama do Samba, será homenageada com uma estátua de bronze no novo Campus do Centro Universitário Estácio de Sá, Maracanã. Em votação, os cariocas puderam escolher entre três artistas tijucanos Aldir Blac, Dona Ivone Lara e Gonzaguinha. A informação foi confirmada pela Coluna do Ancelmo Gois.

Com 63% do voto popular, Dona Ivone Lara foi a escolhida para ser transformada, por meio de estátua, em patrimônio histórico. A inauguração da escultura que será fixada em frente ao novo campus da Estácio, está marcada para acontecer no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O auditório da instituição será batizado de Gonzaguinha, já Aldir Blac dará nome a sala de audiovisual. A produção da estátua poderá ser acompanhada pela rede social da instituição.

No ano do seu centenário a artista recebeu homenagem de vários artistas, além de ter o seu documentário “Baú da Dona Ivone”, exibido por um canal de TV pago. No mês de julho, a artista Jéssica Ellen, fez uma homenagem à cantora em seu Instagram, recriando imagens icônicas da sambista.

Dona Ivone Lara

Primeira mulher a fazer parte de uma ala de compositores de samba, Ivone Lara da Costa, foi criada no internato, após a morte dos pais. Em 1970 Ivone Lara conseguiu gravar o seu primeiro disco. Formada em enfermagem e serviço social, D. Ivone resolve se aposentar em 1977 e dedicar exclusivamente à carreira musical.  A maior compositora de samba, faleceu em 2018 em consequência de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória.  

APOIO-SITE-PICPAY

Fernanda De Souza

Graduada em jornalismo pela Centro Universitário Uni-BH, com 7 anos de experiência com Monitoramento de Notícia (Clipping Eletrônico). Atuação na elaboração de análises quantitativas e qualitativas que atende as necessidades da assessoria de comunicação.Vivência com produção e reportagem para revista, na área cultural.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.