“Celebrar a potência do povo preto”, diz Preto Gourmet sobre Festival Gastronomia Preta

Breno-Cruz-Credito-de-Lipe-Borges-1-scaled-1.jpg

Neste final de semana, sábado (25) e domingo (26), acontece o Festival Gastronomia Preta, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ) e na Praça da Pira, no centro do Rio. Para Breno Cruz – mais conhecido como Preto Gourmet –, as expectativas para o evento são altas, principalmente por se tratar de um evento feito por, e para pessoas negras.

A gente vai celebrar a potência do povo preto na gastronomia, e em outras áreas também, e poderemos ter esse sentimento de aquilombalemento. Vai ser lindo demais essa festa“, diz Breno, que destaca que o evento é totalmente gratuito, tanto dentro quanto fora do CCBB.

Mais conhecido como Preto Gourmet, Breno Cruz promove o festival para exaltar a gastronomia negra/ Foto: Lipe Borges – Divulgação

Diante à programação preparada para o evento, Preto Gourmet acredita que o público se surpreenda positivamente, com as atividades. “A sensação que eles podem ter é que faltava isso, uma grande festa feita pelo povo preto para o povo preto”, diz ele sobre o evento tem entrada gratuita para todas as atividades, que acontecem das 12h às 20h.

Breno conta que apesar de não ser chef, sua formação administrativa faz com que ele olhe para além da cozinha, e pense em todo o operacional e todas as camadas que envolvem a gastronomia. Por isso, ele também afirma que esse é o olhar do próprio festival.

A gente pensa na cadeia da gastronomia como um todo. Temos chefs, empreendedores, expositores, um espaço para debate, teremos samba…então com certeza será um momento histórico para o povo preto do Rio de Janeiro”.

Breno destaca que pelo evento contar com uma programação que aborda desde a parte gastronômica, até a parte cultural, voltada para a comunidade negra, ele “aborda a cadeia como um todo“, e por isso não é apenas uma feira gastronômica ou um evento de gastronomia, e sim um festival.

Durante o festival, acontece a segunda edição do Prêmio Gastronomia Preta. Segundo Breno, ao tornar o prêmio nacional, o festival ganhou forma.

O festival nasceu do prêmio, dessa ideia que agora se expande, e ele se torna um pilar do festival que chegou como sinônimo de festa de evidenciar o sucesso do povo preto na gastronomia, que já era o que a gente fazia no prêmio, mas agora considerando também cultura, formação profissional, os debates, e a cozinha show“.

Leia também: Festival Gastronomia Preta: confira a programação do evento que acontece no próximo final de semana, no Rio

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top