‘Não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração’, diz Papa Francisco sobre brasileiros

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Nesta quarta-feira (26), ao final de sua audiência geral no Vaticano, o Papa Francisco fez um comentário relacionando os brasileiros a cachaça e falta de fé, segundo informações da agência italiana Ansa.

Ao caminhar pelo pátio de San Damaso, o pontífice foi abordado pelo padre João Paulo Souto Victor, de Campina Grande (PB), que pediu orações para seus conterrâneos:

“Santo Padre, reze por nós, brasileiros”, disse o padre. Francisco respondeu sorrindo e soltou a piada: “Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração”.

Padres brasileiros acharam graça no comentário…

O sacerdote da diocese de Divinópolis (MG) explicou ao EXTRA que havia combinado com um colega, o padre João Paulo Victor, da diocese de Campina Grande (PB), que ele seria hoje seu cameraman, na expectativa de que recebessem uma pausa especial do Papa enquanto ele percorria o espaço na praça cumprimentando os fiéis, como costuma fazer às quartas-feiras.

” No final da audiência o papa foi cumprimentando as pessoas e, num determinado momento, ele veio na direção onde nós estávamos e foi quando o padre João Paulo teve a oportunidade de saudá-lo. Naquele momento, o padre João Paulo disse pra ele: Santo padre, reze pelo Brasil. E naquela hora, o Papa olhou pra gente no clima de muita proximidade, de muita descontração, respondeu: Vocês não têm salvação. É muita cachaça e pouca oração”, relatou Carlos Henrique.

Padre Carlos comentou ainda ter ficado muito surpreso com a reação do Papa Francisco, mas ressaltou ter sentido, ao mesmo tempo, muita felicidade.

“O Papa, a principal autoridade da Igreja Católica, o representante de Cristo, o sucessor de Pedro, um líder como ele, de repente brincar com essa intimidade, com essa familiaridade, com dois padres desconhecidos. Foi uma surpresa muito grande e ao mesmo tempo uma alegria indizível. Foi muito bacana. E a gente não imaginou, primeiro, que a coisa viralizasse como viralizou. Parece que no Brasil está tendo uma repercussão muito grande. A gente não imaginou que as pessoas pudessem se sentir tão tocadas pelo vídeo. De fato, nesse cenário de pandemia, triste, que o Brasil tem vivido, que o mundo tem vivido, acho que foi uma oportunidade de provocar boas gargalhadas. Ali o Papa expressa o carinho, o amor que ele tem pelo Brasil e essa brincadeira que ele fez com a gente realmente foi uma brincadeira num sinal, num contexto de muita proximidade, de muita liberdade”.

Segundo Carlos Henrique, a volta do padre João Paulo para o Brasil está marcada para daqui a uma semana, então esta quarta-feira seria a última oportunidade que ele teria de receber um cumprimento especial do Papa Francisco.

“Eu ainda brinquei com ele: olha, você vai e eu vou ser seu cameraman, e hoje você vai conversar com o Papa e eu vou fotografar. A gente não esperava que isso pudesse realmente acontecer. E aconteceu”, disse.

APOIO-SITE-PICPAY

1 Comment

  • Uma “brincadeira” de muito mal gosto para um momento tão doloroso que estamos passando. Ele podia ter aproveitado a oportunidade e ter feito a oração mas, parece que não tem preparo para este tipo de abordagem e acaba fazendo “piada” com um momento triste. A nossa boca abençoa e amaldiçoa. Seria muito bom ele vir a público se desculpar porque ficou bem menosprezado o Brasil diante deste comentário triste dele. Na Bíblia fala também que não devemos julgar. E quem é ele ora julgar que não temos salvação há anão ser Cristo Jesus?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.