Lei “Vini Jr” de combate ao racismo em estádios é sancionada na Paraíba

2022-12-30t000000z_873797377_mt1imgosp000897kbf_rtrmadp_3_imago-images-sports.jpg

O Estado da Paraíba instituiu nesta terça-feira (12) a “Lei Vini Jr”, que promete combater o racismo em eventos esportivos. A Lei 12.957 é de autoria da deputada estadual Cida Ramos (PT) e prevê até o encerramento de jogos caso necessário.

De acordo com a lei publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba, o objetivo da Política Estadual Vini Jr é que estádios e arenas esportivas sejam espaços acolhedores para toda a comunidade.

A Lei que leva o nome de Vini Jr. foi sancionada nesta terça-feira Foto: Getty Images

A “Lei Vini Jr”, porém, torna facultativa a instrução de funcionários e prestadores de serviços sobre condutas a serem combatidas; a criação e a ampla divulgação de medidas de acolhimento e auxílio disponibilizados ao denunciante vítima da conduta a ser combatida; e até o encerramento total da partida em andamento em caso da conduta racista.

A Lei ainda garante que qualquer cidadão poderá informar a qualquer autoridade a conduta racista que presenciar. Diante disso, a autoridade terá a obrigação de informar imediatamente ao delegado da partida ou, se houver no local, representante do Ministério Público ou Delegacia de Crimes Raciais.

Vinicius Junior se tornou uma voz ativa e um dos principais jogadores na luta contra o racismo, o atleta tem convivido e lutado contra vários casos nos últimos anos, principalmente na Liga de Futebol Espanhol, a LaLiga.

Um dos casos que mais chamou atenção foi na partida entre Valencia e Real Madrid, na temporada 2022/2023, quando o jogador denunciou ao árbitro os torcedores do time adversário. Na ocasião, o craque brasileiro acabou expulso após discutir com um atleta da equipe adversária.

Leia também: Vinicius Junior é o brasileiro melhor colocado na lista dos maiores dribladores da Europa

Na última premiação da France Football, no dia 30 de outubro, o atleta do Real Madrid recebeu o “Prêmio Sócrates”, a honraria é concedida ao jogador que realiza “as melhores ações solidárias” no mundo do futebol.

Mateus Junior

Mateus Junior

Estudante de jornalismo da Universidade Estácio Petrópolis, apaixonado por esportes e Cinema, Comento sobre as partidas de futebol e basquete.

Deixe uma resposta

scroll to top